11 novembro 2005

DESENCANTO E REVOLTA

Alguém me consegue dizer porque é que eu continuo a trabalhar em horário noturno sem receber nada por isso?
Alguém me consegue explicar para que serve tanta reunião em que apenas se discute o comportamento e o aproveitamento dos alunos?
Alguém me consegue dizer porque é que 1/3 da reunião é passado a discutir a planta da sala?
Alguém sabe porque é que estas reuniões demoram três horas?
Alguém me consegue dizer porque é que não nos revoltamos com esta situação?
Alguém pode explicar porque é que cumprimos as ordens de trabalhos propostas sem objectividade e pragmatismo?
Alguém sabe porque é que somos tão "cumpridores"?
Alguém sabe que benefícios tiramos disso?
Alguém sabe de que modo os alunos beneficiam com isso?
Plano Curricular de Turma? É para o pôr em prática que servem estas reuniões e que tempo lhe é dedicado? 5 minutos? Fica para próxima reunião? Quando? Outra vez às 17.30h? E eu não faço mais nada? Não tenho família?
Façamos as contas mais óbvias: entro às 8.30h. Acabo as aulas às 12.45h. Saio.
Vou para casa trabalhar porque na escola não dá para imprimir as dezenas de folhas em que se transformam as planificações, os critérios, as competências, as operacionalizações, entre outros.
Volto às 17.30h. Saio entre as 17.30h e as 20.00h. Sabiam?
Toda a escola sabe disto?
Este fim de semana tenho que tirar uma dia para planificar a proxima semana e fazer os testes, porque durante a semana tive três conselhos de turma...
No próximo dia 18 fazemos greve para quê? O problema as reformas? As horas de substituição?
Vou vingar-me nos tachos. Até depois.

4 comentários:

Administrador disse...

E os fins de semana? Este vai ser passado a ver testes e a preparar aulas. Porquê, perguntam vocês? Falta de planificação? Não, longe disso. É falta de tempo mesmo. Esta semana foram dois dias inteiros de quase 12 horas na escola. À conta de aulas, reuniões intercalares e outras. Bom em dois dias foram quase 24 horas. O resto da semana deviam ter sido só mais 11h, não é? Estou a fazer bem as contas, não estou? Ah, pois é...

Anónimo disse...

Acho esta síntese verdadeiramente brilhante. Ou arrepiantemente brilhante. Só lhe acrescentaria uma nota-de-rodapé, em forma de pergunta: parte deste desconcerto não é da responsabilidade dos próprios professores? Que fiquem não sei quantas horas a discutir a planta da sala - por exemplo - não revela a insensatez e desorientação mental de alguns de nós? Que as reuniões sejam mais dispersas e demoradas do que deviam, não é culpa nossa?

Anónimo disse...

Claro que a culpa é nossa ó meu! Por isso é que o erro é gigantesco. Mandam fazer e nó fazemos, tipo cordeirinho. Sem pensar sequer que é tudo um grande engano. É que assim ninguém vai a lado nenhum. Está bem. Também não sei se alguém quer ir.

Anónimo disse...

"Crime e Castigo"....tudo é culpa nossa...ate as reuniões e o cumprimento da ordem de trabalhos..este é o nosso crime OBEDECER acriticamente e como quem crime comete castigo , lá vem a nossa ministra, cara séria, semblante cerrado, qual herodes,aplicar o castigo aos professores criminosos. o pior é que às vezes por distracção até sobra para os outros, os que faltam, os que se baldam os que pouco fazem e nada discutem.... (será que alguém tem o direito de assassinar a nossa profissão?)