13 novembro 2005

FAÇA VOCEMECÊ O TESTE: VERIFIQUE SE É UM PROFESSOR-TIPO DA ESLAV

Nem todos os professores correspondem com precisão ao padrão do professor da Escola Secundária de Linda-a-Velha. Para saber até que ponto se aproxima do modelo, responda honestamente ao seguinte questionário. Depois, é só fazer as contas.

A. QUE IMAGEM TENHO DO «PROFESSOR»?
1. Penso que são profissionais imprescindíveis ao desenvolvimento do país. Enquanto professor, sinto-me respeitado e reconhecido. Vivo numa sociedade que tudo me oferece para que desempenhe o melhor possível a minha missão (40 pontos)
2. Os professores são os maus da história. Trabalham pouco. Têm demasiadas férias. Ainda por cima, recebem manuais gratuitamente. Já para não falar da corrupção: ganham esferográficas e almoços nas sessões de apresentação de manuais... (20 pontos)
3.Só sei que a vida é muito dura. Reconheço-me inteiramente no último texto do blogue da escola (05 pontos)

B. QUE PENSO EU DAS «SUBSTITUIÇÕES»?
1. Trabalho num local onde os meus colegas nunca faltam. O problema de «substituir» outro nas suas funções nunca se me pôs. Para além do mais, pergunto-me se não será saudável que, uma ou outra vez que o professor falte, os alunos da turma possam gozar este «furo», conversando, exercendo uma outra vertente da «socialização» (40 pontos)
2. No meu emprego, estar presente ou estar ausente acaba por ser exactamente a mesma coisa: ninguém daria pela diferença (20 pontos)
3. Aqui, há sempre colegas que faltam. Nunca supus que fossem tantos. Os candidatos a substituto esperam, aterrados, a tremer, a hora decisiva: será que hoje vão entrar em vez de alguém? E que turma de moleques malcriados, que ele não conhece, que não o conhecem nem querem conhecer, terá hoje de enfrentar? E como conseguir levar a bom porto noventa minutos com um grupo tão recalcitrante? (05 pontos)

C. QUE PENSO DOS MEUS CHEFES?
1. Os meus chefes empenham-se, com sucesso, em que as minhas condições sejam as melhores possíveis. São respeitados e ouvidos pelas entidades a quem respondem (40 pontos)
2. O meu único chefe sou eu mesmo. Quando há outros, parte do meu trabalho é tentar que caiam para me pôr no seu lugar (20 pontos)
3. Os meus chefes empenham-se, umas vezes com algum, mas geralmente com fraco sucesso, para que as minhas condições sejam boas. As entidades a quem respondem têm sempre ideias muito diferentes sobre o que convém aos professores (05 pontos)

D. COMO FUNCIONA O CARTÃO COM QUE ME IDENTIFICO NA ESCOLA?
1. Maravilhosamente. Uso-o para entrar e para efectuar pagamentos, para marcar faltas e escrever sumários, para tirar fotocópias, para abrir o portátil que a escola pôs à minha disposição, para conferir o meu saldo e levantar dinheiro, para escolher, no cardápio, o que me apetece comer hoje na cantina (40 pontos)
2. Cartão com que...!? Não sei. De que raio é que se está a falar?
3. Está prometido. Um dia virá. Há-de servir para entrar e sair (formando-se grandes filas ao portão do senhor Aleixo) e para pagar na cantina. Cá espero... (05 pontos)

E. QUE TENHO A DIZER DO AMBIENTE?
1. O ambiente é excelente. Os colegas encontram-se exclusivamente para trabalhar. O tempo que passam na escola está programado eficazmente para que não haja desperdícios nem cumprimento de horas pelo cumprimento (40 pontos)
2. Luta e conflito. Dizer mal. Inventar inimigos. Propor soluções para tudo. Criar comissões onde se conversa. Não é um ambiente fácil, mas faz-nos estar sempre no centro dos noticiários (20 pontos)
3. Como temos de passar um tempo excessivo, andamos nervosos e desanimados. Porém, sabemos fazer do encontro entre colegas, nos intervalos, um magnífico período de prazer: riso, conversa, debate, de dizer mal, de dizer bem; ressentimento, euforia: compra-se qualquer pastelinho na banca do senhor Gonçalves, tira-se um cafezito à máquina, que nem sempre aceita moedas, outras vezes não dá troco, e para além dos conflitos ou desencontros que sabemos que ruminam subterraneamente, vamos convivendo alegremente (05 pontos)

RESPOSTAS: Se tem duzentos pontos: vocemecê não só não é professor na Escola de Linda-a-velha, como, desculpe que lhe diga, nem sequer o é em Portugal. Poderia ser de um país nórdico, desses que tão elogiados têm sido por todos, até pelo nosso Presidente da República... mas parece-me mais que será de alguma escola de um outro planeta.
Se perfaz cem pontos, vocemcê não é professor. As suas respostas traíram-no: vocemecê é político. Pode estar, ou não, no governo neste momento. Perante este tipo de discurso, incomoda-se: «O discurso anti-político é perigoso para a nossa democracia.» Mas a verdade é que não faz muito para que este tipo de discurso se não justifique.
Se não conseguiu senão vinte e cinco pontos, vocemecê é um típico professor da Escola Secundária de Linda-avelha. Como a maioria dos portugueses, o dinheiro não lhe abunda, as condições não prestam, a imagem que têm de si é baixa. Tem uma excelente capacidade de improviso a que falta, frequentemente, eficácia. Se o levassem a sério, se o respeitassem, ia longe...

2 comentários:

Anónimo disse...

Excelente teste!

Anónimo disse...

Soraya said:
Eu "só" fiz 200 pontos! Será que sou professor da ESLAV???...