15 dezembro 2005

DEBATES PRESIDENCIAIS

Os dois únicos candidatos a Presidente do próximo Executivo da Eslav apresentam-se hoje aos eleitores, num debate moderado - ou melhor, espicaçado - por Constança Cunha e Sá, com a sua proverbial má educação e aquele típico riso soprado pelo nariz, como se tudo o que os seus entrevistados dizem fosse muito, muito, muito estúpido.
Os candidatos, que são os senhores Lucas 1 e Lucas 2, procuram, com este primeiro debate, pôr fim à horrível atoarda segundo a qual estaríamos perante o mesmo e único sempiterno presidente, num regime sem debate nem alternativas, sem concorrência nem oposição. É, portanto, falso. Mas conseguirão os putativos chefes (atenção, isto não é um insulto) convencer-nos de que há diferenças entre os dois? Conseguirá Lucas, dividindo-se a si próprio para um frente-a-frente consigo mesmo, calar as bocas, os blogues, a murmurante malvadez que grassa pelos recônditos recantos desta escola?

CONSTANÇA CUNHA E SÁ - Boa noite para si os dois. O senhor primeiro, Lucas 1. Por que se candidata?
LUCAS 1 - Atenção, atenção. Aí é que está. Eu não me candidato. Nunca me candidatei. Sempre me quis ir embora desta porcaria. Quem me conhece sabe que o meu sonho é regressar à terra, às vinhas, ao ar puro. Sempre o disse. Se hoje não volto as costas ao desafio, que me pesa - são muitos anos disto -, é para evitar que este senhor que está à minha direita faça um passeio pela rua Carolina Michaelis até à minha cadeira naquele gabinete. É, portanto, um sacrifício. Que fique claro que isto é, uma vez mais, ao fim de mais de cinquenta anos, um sacrifício que faço pela comunidade.
CONSTANÇA CUNHA E SÁ - E o senhor, Lucas 2?
LUCAS 2- Boa noite. Antes de mais...
LUCAS 1 - Não admito. Não admito. Vê? Por estas e por outras é que me sinto forçado a avançar. Eu logo vi, pá, que tu vinhas com esse argumento. É mesmo típico.
CONSTANÇA CUNHA E SÁ - Quer levar um estalo? Hein? Quer? O senhor não se pode dirigir assim a si próprio, sem a minha mediação. Eu é que faço as perguntas. Se não, onde íamos parar? Deixe falar-se a si mesmo. Quer então dizer-me, senhor número dois, o que é que o distingue de si?
LUCAS 2 - O número 1 não se actualizou. Ora repare. Continua com o mesmo casaco bége que os gajos do blogue já tomaram de ponta. Enquanto que eu, olhe bem para mim: não me viu ontem com um casaco cinzento? É outra coisa. E que me diz deste casacão à lobo-do-mar, azulão, com gola forrada a pêlo? Isto sim. E depois há a coisa do sorriso. Esse sujeito é um cara de pau. Eu, pelo contrário, sou todo um sorriso. Além disso, comprometo-me a descobrir o Pai Natal desaparecido, antes do Natal!
LUCAS 1- Mas isso... lá está... as pessoas têm de saber exactamente quais são as funções de um Presidente. Não podem aceitar que se ande a prometer coisas que exorbitam as suas funções... Quanto ao Pai Natal...
CONSTANÇA CUNHA E SÁ - Ai, ai, ai! Mau, mau! Vou ter de me zangar. Aliás, já estou farta desta conversa com uma única pessoa que muda de cadeira e de casaco para se responder. Vou mas é pôr fim a isto. Vá lá. Um minuto para cada um. Uma última mensagem aos professores da Eslav.
LUCAS 1 - Caros mumble mumble mumble rgnião rgnião nh nh nh nh da integração e eu crumble crumble prometo que rumble...
CONSTANÇA CUNHA E SÁ - Não se percebe nada. Diga mas é o senhor, fáchavor.
LUCAS 2 - Mumble mumble nhac...
CONSTANÇA CUNHA E SÁ - Ora, ora. Vão passear. E os senhores espectadores não me digam nada se não ainda desato à chapada. Os professores não querem é fazer nenhum. Eu tenho mais que fazer.

1 comentário:

Ana C Marques disse...

Proponho a realização duma sondagem honesta e imparcial. Quando é o próximo debate?