20 dezembro 2005

A PRÉ-ORDEM SEMPRE NA VANGUARDA DA IDIOTICE (LEIA-SE: TER MUITAS IDEIAS)

Não pretendemos ser mais idiotas (isto é, ter mais ideias) do que outras organizações. Apenas sermos idiotas melhores (isto é, ter melhores ideias). Assim, a Pré-Ordem dos Professores do Ensino Básico e Secundário apresenta hoje um plano maravilhoso - é modéstia, na verdade - para o combate ao insucesso. Sabemos como o Ministério recebe de braços abertos tudo o que sejam ideias maravilhosas, sendo que esta retoma o que a tradição nos tem para oferecer de melhor, como mostram as experiências de Espinosa e de Galileu.
Não percamos mais tempo:
Sugerimos o seguinte texto, a ser apenso à Acta, assinado por todo e qualquer professor que apresente qualquer insucesso:
ANÁTEMA
Eu (nome, número do BI, morada) reconheço que o único insucesso nesta história sou eu próprio. A minha estupidez não tem limites. Nenhum professor que se preze me pode olhar de frente, nem mesmo aproximar-se de mim a uma distância menor do que a de quatro côvados (leia-se, em medidas modernas: cerca de cinco pochetes e meia...). Deverei manter-me no círculo do inferno que me é destinado durante mais dez anos (leia-se, nunca mais mudarei de escalão). Todas as manhãs, diante de uma efígie de Maria de Lurdes Rodrigues, pronunciarei esta oração: Não há alunos que não consigam, só há professores que não conseguem que os alunos consigam conseguir. Eu sou um miserável, e não consegui que todos os meus alunos conseguissem o que conseguiriam se eu me tivesse esforçado mais em vez deles

Sem comentários: