07 janeiro 2006

«WHO'S WHO» DO SISTEMA EDUCATIVO PORTUGUÊS: UM PEQUENO GUIA


Há uma nota do Ministério da Educação, apensa ao documento de que apresentamos, em pré-publicação, alguns excertos. Eis a nota, que talvez lance alguma luz sobre uma certa estranheza, quase surrelista, que o texto possa revelar: «Não é conveniente encomendar-se este tipo de trabalho a pessoas que sofram de dislexia. As razões são óbvias. Estou chateada. Ass: ilegível»

Passemos ao precioso «Who's Who»:

Dona Lurdes Rodrigues - Conhecida como grande teórica da Educação em Portugal, com um pensamento consistente, profundamente influenciado, desde cedo, pelo Dr. Sylvester Stallone (de quem recuperou, por exemplo, a magnífica fórmula: P/P, ou seja, P sobre P, quer dizer: Porrada sobre os Professores) é a verdadeira cabeça das porcarias, perdão, perdão, das portarias - e circulares, e tudo e tudo... - que trucidam, ai, perdão, que procedem à revolução de mer... ai, ai, ai... de mérito, é isso, à meritória revolução do sistema de ensino, revolução que visa afundar, não, não, desculpem, estou nervoso, fundar, fundar é que é, fundar uma nova... uma nova... hum... coisa. Que calor! Meu Deus, quando prometi aprontar este guiazito não pensei que a coisa fosse tão complicada para aquilo que me vão pagar.

Dr. Dino Sauro (Sindicato Penproof) - Estudiosos têm vindo a defender a tese de que aquando da extinção dos dinossauros, alguns ovos teriam escapado, protegidos no microssistema educativo português, e desses ovos viriam a surgir alguns indivíduos totalmente incapazes de se adaptarem, desfasados da realidade, míopes, vegetais, perdão, vegetarianos, hã, o quê? Meu Deus, deixem-me refazer tudo, não é nada disto: estudiosos têm vindo a defender a tese de que [um borrão de café torna, infelizmente, completamente ilegível o prosseguimento da nova versão].

Dr. Frei Luís de Sousa (Sindicato Singlup) - De onde vem a Singlup? Para onde vai? O que pretende? O que diz? O que faz? O que é ou quem é a Singlup? E como ao Romeiro, ouve-se responder a uma voz, muito ao longe: Ninguéééém! Boa! Acho que ainda não marrei, isto é, errei, arre! Continuando: a Singlup não existe, só a Ministra é que não percebe. Mau! Quer dizer: a Ministra percebe até bem de mais. Mau. Recebe, assim é que está certo, a Ministra recebe-os porque é, no fundo, boa pessoa e... e... caramba, isto está mesmo a correr mal.

Dr. Paulo Corte (sindicato Fnac) - Iam à greve mas não foram. Contestam sem contestar. Discordam na concordância. Ou concordam na discordância? Estão mas não estão. Põem mas não põem. Não dispõem nada mas estão na disposição de tudo. Indispõem. Confuso!? E depois, eu é que sou disléxico.

Dr. Víctor Hugo Cardinalli (Pré-Ordem dos Professores) - O melhor, para evitar mais precalços, é limitar-me a copiar para aqui a letra do Hino da Pré-Ordem dos Professores:

Cobras, um queijo amestrado e um paio,
Tudo cabe neste circo do amor.
Bruxas, palhaços, o eterno Sampaio:
Junta-te a nós. Há lá nada melhor...!

(Refrão: pum, pum, pum, pum...)

Dr.-mas-Dr.-a-sério-nada-de-confusões Waldemar Chegapralá (Sindicato dos Professores Licenciados Atendendo a que os Não-licenciados não são Professores e Talvez nem Sejam Gente) - Conhecido pela sua política de depilação, desculpem, prestidigitação, ai, digitalização, ai, dignificação da classe dormente, ai, e empregado, não, empenhado no apartheid, não, no apartidarismo, eu... eu... enfim, não sei...
McDonald's - Por muitos sindicatos e mistérios, digo, ministérios, o verdadeiro gago, não, gaio, não, guia da juventude portuguesa, é o senhor McDonald da cadeia McDonald's, que tudo tem feito para que os meninos cresçam em todas as direcções e sentidos, não andem armados, isto é, nunca usem garfos nem facas nem saibam estar sentados à mesa...

Sem comentários: