15 março 2006

O XIQUE E O XOQUE

Alô lindas. Já repararam que andam a tentar telecomandar a minha coluna social? Alguém - um anónimo, estão na moda - perguntava por que é que só aqui falo de mulheres. Ó rico, eu até falava de homens - mas de quais? Dos desta escola? Só se fosse para a coluna social da revista «Cais». Tirando a malinha de mão do Belito - a castanha, querido, a preta é hor-ro-ro-sa - não há ali um lenço de seda ao pescoço, uma peúga a condizer, enfim, há pouco tema.
Eu não queria ser ofensiva, mas já agora sempre vos conto este episódio: no outro dia tinha acabado de parcar o automóvel, quando um dos homens da escola se me dirigiu num cumprimento muito simpático. E eu, ricas, confundindo-o, disse-lhe que tinha estacionado sem ajuda e que, por isso, não lhe dava moedinha. Depois percebi a confusão, e rimo-nos muito. Mas já vêem que é inviável um Especial-Homem nesta coluna.
Outro rico sugeria-me que mudasse de título. Queria ele «Afirma Thrombone». Isto é que é preciso uma paciência. Meninos, acalmem-se. Quem manda na minha coluna ainda sou eu.
Há alturas em que parece que o mundo anda ao contrário. Eu, atenta a tudo o que mexe, principalmante ao que é bonito, não podia deixar passar em claro o escuro da MODALISBOA. Queridas, eu estive lá e achei o máximo! Estive tão, mas tão por dentro que não podia ter estado mais in - nos bastidores (oh! como a vida é mais bonita vista a partir dos bastidores!). Aqueles meninos puseram-me a andar à roda! Apesar de tudo, consegui manter a compostura mas foi muito difícil, confesso!
O evento decorreu sob o tema da cor - o preto foi escolhido como o símbolo da suprema distinção, do luxo perpétuo, da sofisticação. Alguns dizem-no obra da criatividade pura e não posso deixar de citar Barthes: "in Fashion, Black, is a full Colour". Preto, o eterno preto, símbolo de distinção, nobreza, elegância mas, na maior parte das vezes, de ausência de originalidade e falta de ousadia! Senão vejam bem, o black é na verdade, a cor preferida nas fatiotas das minhas amigas; porque é fácil, é discreto, dá bem com tudo e, acima de tudo, não se nota quando tem nódoas. Para mim, queridas, denota simplesmente receio, simplesmente o medo do risco, da audácia de um laranja ou de um rosa choque!
O que vale é que nem todos pensam da mesma forma e alegra-me ver as que se atrevem a casacão rosa; fico feliz quando vejo um pullover XXL vermelhão barrigudo a passar à minha frente (alô, homens!); enchem-me de alegria os sapatinhos patchwork e as botinhas combinadas com uma saínha mais curta...Tem dado gosto ver uns cachecour encarnados, umas camisolas salmão, outras verde alface, umas camisetas amarelas, num frenesim de cor que fazia inveja a qualquer arco-íris. Mais alegre tem andado a escola, a condizer com o maravilhoso sol que nos tem aquecido os corações e palpitado de alegria! Pena que esse estado de espírito não seja obrigatório! Os rostos andam fechados, os sorrisos estão a esconder-se, oh! eu quero contribuir para o bem estar de todos.
Tudo isto a condizer com os pindericalhos que agora é moda fazer! Ricas, não me vão dizer que não conhecem os materiais nobres, as pratas, o ouro branco, tão fashion? Onde andam as pedras preciosas e semi-preciosas? Mas isto agora é só missanga e fancaria? Tudo bem, são cores alegres e assim, mas... onde está aquele chic, aquele je ne sais quoi? O meu conselho é este: invistam em materiais mais chiques, tá bem, meninas? E agora umas mensagens curtas, tipo sms, ok? Suzy, querida: essa meiazita de rede é um estrondo. Se ouvir bocas sobre a pesca do jaquinzinho, não ligue rica. É gente que não entende nada. Desclassificados. Pff! Lenita Ramos: eu sei que a menina adora os seus filhotes, acho isso imensamente amoroso, mas de vez em quando devia trazer um colar que não fosse feito por eles! De qualquer forma, até gostei dos pompons, achei supeeeer! E a Teté Santa, tão renovadamente primaveril que deixava a própria Primavera de água na boca? É assim mesmo, riquíssima!
E com esta me vou. Um chic para partilharem, queridas!

17 comentários:

PLANETAZUL disse...

"Todos os homens dão mais atenção às palavras do que às coisas; o que faz com que concordem muitas vezes com termos que não entendem e que não se preocupam em entender, ou porque acreditam tê-los entendido noutros tempos, ou porque lhes pareceu que aqueles que lhos ensinaram conheciam-lhe o significado e que eles o aprenderam pelo mesmo meio".
René Descartes, in 'Princípios da Filosofia'
Minha cara Xique? ou Xoque? Conseguiste escrever o texto mais humilhante que um pobre prof da ESLAV alguma vez leu a seu respeito!
Obrigado....

Anónimo disse...

Planetazul, não te sintas injustiçado a esse ponto. Esta miúda tem horizontes limitados, ainda não percebeu que todos podemos ser felizes com o que temos; não reparou que a verdadeira beleza vem de dentro e que no ponto de vista humano, os homens da eslav são HOMENS.

PLANETAZUL disse...

Obrigado prof. de apoio e talvez AAA.
Já me sinto melhor mas continuo com muita vontade de chorar...
Olha que uma pessoa tem que ouvir cada coisa...
Ele há cada uma!!!

Anónimo disse...

Sabes uma coisa, planetazul, ultimamente ouvem-se muitos relatos de humilhações, umas mais graves que outras; umas declaradas e outras (muitas) nem por isso. Já nada me surpreende.

Anónimo disse...

taditos... se n fossem homens a consolar homens... o q era deles? morriam.. mas mesmo assim.. pobreccitos dos profes da eslav... n sao assim tao feios! nhah

Anónimo disse...

Nunca ouviram dizer que quem desdenha quer comprar?!!!!!!!

Gil Duarte disse...

Mas eu pensava que todo o conceito da thrombone era a pura ironia. Estão a tomá-la a sério? Expliquem-me se também devo ofender-me... a verdade é que eu tinha achado graça, se calhar enganei-me!

Anónimo disse...

Sindroma,não precisas ficar ofendido....estás entre os mais belos da ESLAV!!!!!!!!! e os teus casaquinhos de bombazine estão sempre na moda.

PLANETAZUL disse...

Sindroma, a minha atitude de ofendido é pura ironia, a qual está em sintonia com a ironia da Trombonia.. onde é que eu ia?
Resumindo...
Ironia com ironia é uma alegria e menos(-) com menos(-) dá mais(+) e pólo positivo com pólo negativo acende a lâmpada.

Gil Duarte disse...

À anónima, respondo que não tenho casaquinhos de bombazina, peço é um emprestado de vez em quando para me chegar mais ao Poder! Ao planetazul respondo: que chatice afinal ser tudo ironia! Estava a apetecer-me ofender-me, já me preparava para ir partir aí umas embaixadas, e tal...! Bem, talvez para a próxima!

Ana C Marques disse...

Oh Sindroma, assume de uma vez por todas que tens conta corrente no CorteFiel mas que guardas os teus melhores fatinhos para os domingos...

Anónimo disse...

ele há cada uma...vejamos o seguinte panorama:
1.alguém k não diz ser kem é e deixa os outros pensarem k é kem não é.
2. alguém k não dizendo ser kem é pensa k tudo pode dizer e quiçá até ofender kem bem ou mal lhe apetecer.
3. as certezas de kem prefere acreditar no parecer e se recusa a ver/ouvir a verdade de kem diz não ser.
4. Eu, ke parecendo kem não sou, nunca deixei de ser kem era, acreditando sempre k serei o que os outros kiserem k seja, mas recusando SEMPRE ser kem os meus amigos não merecem k venha a ser e os meus menos amigos kerem fazer acreditar k possa ser...
5. e se Descartes tem ou não razão vejamos agora através da atenção dada a estas palavras...
6. Até breve ou mehor até sempre....

Anónimo disse...

Ó anônimo, péraí, tenhu k ler tudo outra x...

Abelha Maia disse...

imaginem eu?!

Abelha Maia disse...

esta conversa de filósofo deixou-me às aranhas!!!

Anónimo disse...

agora sim, alguém escreveu um texto digno de ser relido. S'o não percebo pk é k estes génios não dão a cara ou a identificação k seja... vá lá ganhe coragem anónomi/a já pode contar com a minha eterna admiração

Abelha Maia disse...

olha quem fala!!!!!!