05 junho 2006

DISCURSO E REACÇÕES

MINISTRA (discursando) - Estão a ver todos estes senhores professores aqui reunidos? E sabem por que é que eles cá estão? Algumas pessoas simplórias responderiam: Porque foram convidados pelo ministério para participar destas jornadas sobre Educação. Errado. A resposta certa é: porque assim faltam às suas aulas. Quando eu convido os professores, faço-o por delicadeza, e para lhes dar uma oportunidade. A oportunidade de me responderem: Muito agradecidos, senhora dona ministra, gostávamos muito, mas não podemos. A senhora bem sabe que temos as nossas aulas para dar. Que se aproximam os exames. Ora estes professores vêm a correr! Esta gente é, afinal, a verdadeira e única causa do insucesso. Eu detesto insucesso. Arrepio-me toda. Quando oiço a palavra, lembro-me logo de mim própria. Os professores são uns vermes rastejantes. O meu logo é um professor a ser fuzilado numa forca. Têm de ser pisados! São uns monstros que têm mais prazer em ir fazer compras no shopping (eu nunca vou, fico sempre muito frustrada porque depois nada me fica bem) do que em dar aulas. São responsáveis por todos os males na escola e no país. Se a selecção nacional não vencer, já se sabe de quem é a culpa: dos professores! Tal como da seca, dos incêndios e nem vocês fazem uma ideia de que mais...! Por falar em seca, tenho de beber um golo de água. Ai que sede!

A isto, responde um verdadeiro tsunami de indignação. Um misto de reacções acertadíssimas e de reacções tolas. Furor. Gritos. Um CE de elevada estatura demite-se. Algures, um professor incompetente pergunta: «Será que eu também me podia demitir? Estou tão farto destes ranhosos...» Os professores competentes sentem-se enxovalhados pelas palavras de dona Lurdes. Vai daí, um sindicato ou mais não encontram melhor resposta do que uma previsível greve-ponte. (Como se quisessem dar razão à ministra). Investigadores com dois ou mais dedos de testa criticam ferozmente a senhora. Maria Filomena Mónica, por exemplo, entrevistada pelo Expresso, afirma: «Ministério de Educação é a Raiz de todo o Mal» (quase no sentido em que Sadham falava de «Mãe de todas as Guerras»), e acrescenta: «o ministério tem não sei quantos grupos de trabalho que deviam ser pura e simplesmente extintos com napalm».

MINISTRA (surpreendida) - Mas que é que eu disse!? Mas que é que eu disse!? Que foi que aconteceu? Hein? Que é que se passou, afinal? Não tinha a menor intenção de ofender. Parecem parvinhos! Mas que susceptibilidade, caramba. A única coisa que eu afirmei foi: «Tenho de beber um golo de água, estou cheia de sede!», e eles ficam neste estado???

3 comentários:

Anónimo disse...

Os professores estão desmotivados?! Mas, o que é isso? São adultos, deverião ter uma cultura profissional e entusiasmar-se com os desafios: quanto maior o desafio, maior o entusiasmo!...
E depois, as palavras da Ministra não deverião interessar...

Anónimo disse...

Há quem afirme que amanhã é o dia da Besta (06.06.06)mas, quanto a mim, este tem sido o Ano da Besta.
O Fim do Mundo(da Educação), tal como o nós conhecemos, está próximo!

Anónimo disse...

E eu que aqui há tempos tinha dito, referindo-me à minha real descendência e suas consortes, que tinha sido um Annus Horribilis. Como estava majestaticamente errada!