24 outubro 2006

A DRA. RUTH RESPONDE A UM SENHOR

Cara Dra. Ruth:

Quando era um pequerrucho, já então calvo e desengraçado, minha mãe, uma professora de Físico-Química, severa e de buço, esqueceu-se de mim no banho; ao recolher-me, encontraram-me meio-roxo, quase afogado e com o corpo inchado de tanta água. Daí em diante, parecia um número de circo: sempre que dava um passo, escorria-me água pelo nariz, pelas orelhas, pela boca. Fiquei sempre com um ódio profundo aos professores e à água. Tanto mais que a minha mãe, nas suas aulas, me usava como se eu fosse um balde, para fazer uma antiga experiência da Física: atava-me um cordel ao tornozelo e andava comigo à roda pelo ar, a fim de provar que, devido a uma força qualquer, um corpo cheio de água (por exemplo, um balde; no caso, eu), movido, em círculos, a uma grande velocidade, não corre o risco de entornar. Foi por causa destes traumas que no outro dia me saiu, da boca para fora, como um irreprimível arroto, aquela frase, dirigida aos professores e aos sindicatos: «Ou entram todos no barco, ou ainda se afogam». Haverá alguma forma de resolver estes traumas?

Seu
Glu-glu


Caro Glu-glu:
Só há um modo de superar os traumas de infância: repetir a experiência que os originou.
O senhor poderia, por exemplo, pedir a um grupo de professores - que se prestariam certamente a ajudá-lo nisso - que lhe atassem um fio ao tornozelo, e que o girassem, largando-o, por fim, em direcção a um rio. Creio que haveria hipóteses de cura. Se não se afogasse. Mas, no fundo, o afogamento não é mais do que uma forma extrema de cura.
Espero ter ajudado.
Eu gosto sempre muito de ajudar.

Sua,
Dra. Ruth

Sem comentários: