11 novembro 2006

O EVENTO MÁGICO

ALEGREM-SE! Esqueçam as medidas ministeriais, as AAA, a guerra dos números de adesão; esqueçam, por um momento, tudo o que vos tem feito sofrer. Porque a vida de um professor é, também, composta de alguns, mais raros, momentos «mágicos». E um grupo selecto - sim, não vi por lá a Juju, nem o Pochato, nem o fantasmadaopera - foi convidado pela colega Chilique para um evento «mágico», o lançamento de um livro pela editora de que é proprietária.
Graças a Deus, o Repórter Estrábico estava lá.

CHILIQUE (com um vestido cor-de-rosa, elegantérrimo, recebendo um grupo da ESLAV) - Ah, meus queridos, ainda bem que puderam vir. Entrem, entrem. Estejam como em vossa casa.
CHEFE (tirando o casaco de bombazina negra - ou azul escuro? -, desabotoando o colarinho e descalçando-se, para se sentir em casa) - Ora ainda bem que me diz isso, que um gajo enfarpela-se todo e depois fica a sufocar.
PAULINHA (servindo-se abundantemente de gin-tónico) - Isto está tudo muito bonito, muito bonito. Glub-glub-glub. Muito bonito, gosto muito...
A AUTORA (nervosa, ansiosa) - Ó Chilique, já posso apresentar? Já posso ser apresentada? Ainda não me vieram pedir autógrafos, não estou a ver ninguém comprar livros, só vejo as pessoas de volta dos comes e dos bebes...
CHILIQUE - Não, não, não. É preciso calma, não se apanham moscas com fel. Primeiro temos os acepipes. Depois, ainda há um espectáculo. Contratei umas cantoras líricas. E uma rapariga que toca violino. E uns acrobatas que andam de bicicleta sem mãos.
A AUTORA - Eu nem sabia que as bicicletas tinham mãos...
CHILIQUE - E termina tudo com o Luís de Matos, que vem fazer os seus habituais números de cartas, coitado! Os truques são sempre os mesmos, a única inovação está nas cartas: são baralhos que o Chefe Lucas confiscou aos alunos.
TODOS - Oooooooooh! O Luís de Matos? Mas é mágico, isto é mágico, que coisa tão mágica, nunca estive num evento tão mágico, oooooh!
CRICRI NUNU (enchendo o seu enorme boné vermelho com grandes quantidades de bacalhau, de umas travessas que descobriu lá ao fundo) - Ah, meu boné, tu é que és mágico, eu bem sabia que era boa ideia ter-te trazido.
PAULA THROMBONE (que também não foi convidada, espiando tudo detrás de um biombo) - Não há direito! E anda por ali a Délia Simas sem beber nada, vê-se logo que não é pessoa habituada a estes eventos sociais, coitada. Não me convidarem a mim. Que horror, que falta de chá!
RAINHA DE INGLATERRA (que, por muito rainha, também não foi convidada, espiando da sua varanda, de onde capta TUDO, absolutamente TUDO à volta, com o seu potente telescópio cuja marca não consigo agora lembrar) - Aquilo é tudo fachada. Não vejo ninguém de sangue azul. Nem o Dom Duarte, nem ao menos o rei das bifanas. Ainda bem que não fui convidada, era o que faltava...!

Entretanto, as pessoas aguentam estoicamente - e à custa de muito Gin tónico e chapeladas de bacalhau - as Castafiores, o violino, os acrobatas. Come-se, bebe-se, ri-se muito. A autora rói as unhas, cada vez mais nervosa. Ainda lhe não compraram um único livro. A altas horas, quando se anuncia a entrada de Luís de Matos, o pessoal começa a dispersar. Alguns vão até às Docas; outros vão dormir.

CRICRI NUNU - Então boa noite, posso dizer que estava delicioso. Espero ser convidada sempre que haja bacalhau.
CHEFE - Então adeus, estou com sono.
AUTORA (com lágrimas nos olhos) - Então, e o meu livro? Então, e o lançamento? Não assino autógrafos? Não apresentam a obra que levei duas semanas a escrever? Ninguém compra para eu assinar?
PAULINHA - O livro? Ah, pois é. Mas agora já é um bocadinho tarde, não é ? Fica para a próxima.
TODOS (em coro) - Fica para a próxima!
DÉLIA - Foi mágico, foi mágico. 'Bora, pessoal, que vem lá o mágico!!!

P.S.: É inútil levarem a mal porque, como é óbvio, o autor é simplesmente mais um na longa lista dos «roídos de inveja»

2 comentários:

Anónimo disse...

Para quem anda sempre na Lua, devias interessar-te um pouco mais por astronomia. O telescópio é Bushnell, BBUUSSHHNNEELLLL!

Ana C Marques disse...

Ele era um repórter estrábico, mas tão estrábico tão estrábico, que até pensou que era azul a cor do casaco beje do chefe! Beje, claro, o eterno e fantástico casaco de bombazina beje!