01 abril 2007

AS INVESTIGAÇÕES DE GASPAR OLHOVIVO: RELATÓRIO

Minha senhora:

1. Gostaria de, primeiramente, propor uma alteração do nome de código que tenho usado para designar o estabelecimento de ensino de que fiz a minha base de trabalho. Ocorreu-me, numa das minhas frequentes noites de insónia, pensando obsessivamente nas investigações, que «A Velha é Linda» talvez fosse demasiado óbvio. Sugiro que mudemos para: «Os Velhos Daqui põem-se a jogar Futebol e vão de Ventas à Parede»!

2. Posto isto, minha senhora, venho, neste relatório, alertar para o facto de que aqui, em «Os Velhos Daqui põem-se a jogar Futebol e vão de Ventas à Parede», se iniciou aquilo a que só posso chamar a Guerra dos Pontos.

3. Como só uns quantos poderão chegar a titular (1/3, parece) e são muitos cães a um osso, perdão!, muitos professores atrás do terço (1/3 de titulares, portanto), enquanto os que não couberem nesse terço terão de ir atrás mas é de um terço para rezarem à Virgem de modo que os ajude a não serem chutados da escola para fora, o caso é que os putativos candidatos (sem querer ofender) já começaram a eliminar-se uns aos outros.

4. Por exemplo, o senhor fantasmadaopera.
Todos sabemos que o senhor fantasmadaopera era um candidato muito sério. (Raramente se ri). Em centenas de anos de serviço, tem evoluído constantemente. (O que se prova por um simples exame de fotografias ao longo dos anos. Sobretudo a barriga, evoluiu e não foi pouco). Poucas asneiras fez. (Fica claro que o seu método de nada fazer é um excelente antídoto contra as asneiras. Quem não faz, não pode fazer mal!). Finalmente, tem cartão de sócio do Benfica. E não acredito que, neste país, isso não dê pontos!!!

5. Pois alguém, minha senhora, procurou afastá-lo de uma forma ignominiosa. Se tivesse sido com uma granada, com uma espada, com um murro, com uma bigorna, tudo bem. Agora... com uma máquina de costura!? Que fazia ele de volta de uma máquina de costura? Bainhas? Isto não foi simplesmente fazerem-no desaparecer. Foi uma verdadeira liquidação moral. Sei, de fonte segura, que o fantasmadaopera tem tido pesadelos com máquinas de costura, mesmo agulhas, ou linhas, ou dedais. Tudo isso o enerva muito.

6. A sua pergunta, minha senhora, há-de ser: Quem foi??? Tenho suspeitas. Espero uma palavra sua para prosseguir nesta investigação.

Seu,

Gaspar Olhovivo, às ordens.

1 comentário:

Anónimo disse...

Agradecia a rápida evolução desta investigação. Porquê? Vou ser sincera:tenho cá em casa tanta roupinha para arranjar!E se o fantasma pegasse ao serviço,dava cá um jeitão...