04 maio 2007

O SOBE E DESCE DO PROVADOR DO BLOGUE

Como Luther King, I have a dream. Eu, desde menino, mantive sempre um mesmo sonho.

Ser provedor.


Mas como o blogue tem já uma provedora, muito respeitável, muito rigorosa, e, portanto, não posso ser também «provedor», vou nomear-me «provador» do blogue.

(Tive, paralelamente, um segundo sonho. Mas, esse sonho, só o tive uma vez: ser presidente do CE. Em todo o caso, como é ainda mais irrealizável, porque os astros garantem que o actual presidente é perene - o seu lema é: «O capitão é sempre o último a abandonar o barco! Só saio daqui quando a escola afundar... (já faltou mais!)» -, desforro-me fazendo-me passar por presidente: alguns colegas já devem ter reparado que deixei crescer uma barba de três dias e investi em casacos de bombazina, isto é, NO casaco, que eu cá só tenho um...!)

Ora, voltando ao que importa: o que faz um «provador»? Como se «prova» um blogue?

Bem, uma coisa que posso fazer é apontar pessoas e eventos que estão de parabéns, a subir, e, por outro lado, os que estão de não-parabéns, a descer. Não, também não quero o lugar da elasticada, que vai pontualmente parabenizando aniversariantes. Falo de outro tipo de parabéns...

DE PARABÉNS (vinte valores)- (Mas, já agora, a propósito de parabéns, eu podia também tratar de parabéns atrasados, por exemplo ao professor-POR - que é o que o senhor tem escrito no casaco -, que aniversariou a 28 de Março e não apreciou a não-referência no blogue. «Somos todos iguais, está visto, mas uns são mais iguais do que outros!», dizia o professor-POR). Pois parabéns, professor, por tudo: pelos anos, mas não só, por manter em forma o físico do grupo de professores da escola (olhamos para o Pochato, olhamos para o fantasmadaopera, e pensamos logo: «Sim senhor, abençoada ginástica semanal, que lhes molda deste modo os músculos; nem há barrigas tão musculadas...»; tenho mesmo ouvido a algumas colegas: «São um regalo para os olhos, até lavam a vista...»); e até por ter conseguido - consta - alargar o grupo às senhoras da secretaria. (Vemo-las trabalhar, e pensamos: «Sim senhor, esta agilidade, esta flexibilidade, esta rapidez no atendimento já devem ser efeitos da ginástica semanal...»)

AINDA DE PARABÉNS (vinte valores) - Há também que dar os parabéns à professora que, vencendo as intempéries, os entraves, os obstáculos, as resistências de tantos sectores da escola, conseguiu que se dignassem aceitar, para o bar da sala de professores, a tostadeira que ela queria oferecer. É preciso ter-se um objectivo e não se desistir.

***

DE NÃO-PARABÉNS (cinco valores) -Pela negativa, assinalo que o Pochato anda a desengraçar com o blogue. Vem gostando menos! Bem, ele confessou que está cansado e não tem tido sequer paciência para ler, mas o certo, o certo é que tem gostado muito menos.

E pronto. Por esta semana, detenho-me, que a reserva de pontos já não é grande e vou precisar de alguns para a titularidade!
Houve quem lesse este rascunho e se queixasse de que eu não sabia terminar, fechava abruptamente, até parecia que estava a escrever o post na sala dos DT e me tinha pirado assim que soube que o Guerreiro vinha aí! Eu!? Nããão!!!

3 comentários:

Lara Croft disse...

Eu não sou provedora, seu... seu... cabeça de professor martelo!

Ana C Marques disse...

Querias ser provadora mas és só professora, sua pistoleira ambulante

Lara Croft disse...

Tu não te estiques... :)