17 julho 2007

E EU QUE SÓ QUERIA ELOGIAR...

APOLOGIA DO SUPLENTE

FALA PEIXÔCO, ENTRANDO CALMAMENTE, DE CAMISA COM MOTIVOS HAVAIANOS E CHINELOS:

Ai que bom ser suplente à vigilância de exames! Ter livros para ler e não os ler, sentarmo-nos antes com um jornal desportivo sobre os joelhos, para rir das últimas confusões do Benfica! E, sobretudo, saber que há colegas a vigiar nas salas, trancadíssimos, sem poderem fazer chichi, muito menos cocó, o calor a apertar, a fome a apertar... ah, enquanto eu, o suplente, posso ir à casa de banho as vezes que me apetecer, posso até dar-me ao luxo de fazer duas pinguinhas de cada vez para ter o prazer de lá voltar, posso dedicar-me ao divertidíssimo jogo de tentar acertar com urina nas moscas que esvoaçam no urinol, posso ir ao bar beber abatanados, posso

ENTRA UM ELEMENTO DO SECRETARIADO:
Até que enfim que chegas, Peixôco! Tens de entrar, vá...!
PEIXÔCO [genuinamente feliz] Ah ah ah ah ah. É isto que eu aprecio no secretariado. Mimam-nos, pá, mimam-nos mesmo. Ele é cerejas, ele é chocolates, ele é este humor refrescante, que dispõe bem logo pela manhã. Que piadão!
ELEMENTO DO SECRETARIADO: Piada?! Que é isso? Desconheço o termo. Estou a falar a sério.
PEIXÔCO [principiando a preocupar-se] - Mas, mas, mas... eu suplente, aaah...
ELEMENTO DO SECRETARIADO - Eras. Tens de entrar. É o Exame de Desenho Auricular Pré-parto. Três horas e meia. Na sala mais quente da escola. É que este exame precisa mesmo de uma sala quente, instruções do GAVE. Os alunos têm de pintar no fim os desenhos com o seu próprio suor...
PEIXÔCO - Mas, mas, mas... mim suplente, mim ter jornal...
ELEMENTO DO SECRETARIADO - Olha, cá vem a que vais substituir.
EFECTIVA DESEFECTIVADA - Pois, Peixôco, eu não posso. Tenho de ir fazer umas coisas muito importantes. Muito importantes, mesmo, que isto de ser titular é só responsabilidades! Tenho um gelado ao lume, até já...
PEIXÔCO - Mas o meu cartão da ADSE também tem escrito «titular», aqui no fundo. Não?! Tenho de ir?! Mas...

3 comentários:

Anónimo disse...

E eu que sou Professora do Quadro de Nomeação Definitiva? Quer dizer que isto é mesmo definitivo e que não vai voltar a ser como era?! Mas olhem que eu tenho um título. Verdade, verdadinha! Sou prima em 4º grau, por parte da bisavó-materna, da Condessa do Cadaval. Basta que morra a tia-avó, que não teve filhos, e o primo Cajú casado com a Belita, que todos sabem que os filhos não são dele, e o título é meu. Depois venham cá dizer-me que não sou titular!

Anónimo disse...

Amanhã é o grande dia, por três motivos, não necessariamente por esta ordem:
1º-É publicitada a lista definitiva de prof.s titulares
2º-É feita a distribuição de serviço nos Departamentos
3º-É o primeiro dia autorizado de férias

Anónimo disse...

Cansei!
Creio que, finalmente, posso ansiar dizer ao fim do dia: "descansei!"...
Boas Férias!