30 novembro 2005

AS INVESTIGAÇÕES DE AUGUSTO GUERRA. CAPÍTULO V: O BERLINDE NA BERLINDA

Conceição Batista não se conformava. Jurou que a partir desse episódio nefasto não mais largaria o seu chapéu; passaria a usar os que comprou em Badajoz nas últimas férias, que são igualmente vistosos mas têm frutas de plástico. "A Teresa Santos vai pagar-mas, há-de engasgar-se com a minha nova fruta. Salvo seja".
Durante uns dias, enquanto não achou o saco dos chapéus, Conceição andava triste e sombria; faltava-lhe o colorido superior pintalgado pelo chapéu. O conjunto estava tão desiquilibrado que ela começou a achar que tinha tropeçado ao saír da piscina.
Estava Conceição neste triste meditar quando inrompe pela sala, esbaforida, Helena Serra. "Não pude chegar mais depressa, voei para cá chegar. Onde está a Mariana?! Cadê os cromos?! Os do Porto são meus!"
Augusto Guerra é de novo atacado por uma tosse seca, sintoma de alergia.
Abel arrebata a sua mariconera e sai disparado: "-O jogo dá em directo na televisão!". A este disparo de Abel respondeu um olhar intrigado cruzado entre os presentes no canto da sala.
No meio das suas pressas, esbarra-se com o Carlos Guerreiro, que ia à sala de professores perguntar que canal é que passava o jogo. "Ia jurar que é na SportTV". Do casaco beje deste, igualzinho na cor ao beje do chefe Lucas, saltam berlindes... Atrapalhado, escorrega pelo chão na tentativa de os apanhar um a um.
Augusto Guerra medita: "Hum... Mais um coleccionador... Será que a Alicate também trocava berlindes?"

2 comentários:

Anónimo disse...

A mariconera do Abel merece alguma reflexão e parece-me que neste texto não foi devidamente considerada, porque parece-me, repito, parece-me que para além dos "precisos" do rapaz, aquela "bolsinha marota" anda repleta de berlindes e quiçá alguns abafadores.
Augusto Guerra deveria entrar em acção sem menosprezar este pormenor(ou pormaior).
Pedido: Não percam de vista a mariconera do Abel!...

Anónimo disse...

Quero denunciar que a pseudo-investigação conduzida pelo Augusto Guerra (ou será César?- isto de História nunca soube nada,sempre tirei nega!)
Eu sei quem é o criminoso!
Eu estava là!
Eu vi!
Katia Vainessa