12 dezembro 2005

Desabafos (I)

  1. Na escola acontece uma coisa estranha. Aborrecemos-nos porque substituímos com fartura; reclamamos porque nos dão montes de papéis para preencher; enfadamos-nos porque temos pilhas de testes para corrigir mas, acima de tudo, porque temos reuniões sem fim. Não é pelas renuiões, é s apenas porque poucas são aquelas que levam a algum lado, poucas são as que dão frutos. Alguém sabe qual é o saldo? É positivo ou negativo? Vale a pena o esforço? E se não reuníssemos tanto e se não preenchessemos tanto documento, o resultado não era o mesmo?
  2. Neste momento coloca-se-me outra questão: tenho à minha frente as famosas fichas que se vão transformar em planos de recupração. (Coitado de quem vai fazer a triagem... ) Ainda não apareceram foram as frases com que vamos preencher isto, estão a ver?! Pretende-se individualizar os casos, de outro modo não faria sentido, mas... 20 casos particulares, propostas de trabalho, estratégias de recuperação, hummm, vou concluír senão não tenho tempo...
  3. Só mais uma questão (que os que comigo dão básico compreendem bem): o problema dos miúdos de hoje não passa essencialmente porque não conseguem ouvir seja o que quer que nós digamos? Porque não se conseguem concentrar em nada? Porque não conseguem ficar 45 minutos sossegados? Há poucos anos Marçal Grilo dizia que difícil era sentá-los. Não é que ele o tivesse visto na prática (lá está!), citava uma professora do ensino primário. São esses os alunos que hoje temos no básico: incapazes de se manter sentados. Antes eram os bilhetinhos trocados às escondidas. E os disparos de papelinhos nos canos das Bics. O choque tecnológico trouxe-nos os mp3 e os telemóveis, objectos indispensáveis nas aulas (!) e que disputam conosco a atenção dos alunos.
  4. Por muito que se fale, se discuta e se reuna, há sempre alguém que não sabe bem o que isto é, embora já tenha ouvido falar; porque está isolado num gabinete a escrevinhar leis que outros hão-de aplicar. Longe das salas de aula é difícil compreender como é difícil sentá-los... (Está por aí o presidente da Associação Nacional de Encarregados de Educação?!)

2 comentários:

Anónimo disse...

Há uma coisa q é a apreensão de material n correcto para a sala de aula como telemóveis e mp3's. os profs fzm vista grossa e fzm mal. têm q mostrar respeito. Para mantê-los sentados numa cadeira é fácil: sempre q alguém se levanta ou anda de um lado para o outro (supondo q é uma das míticas aulas de @rt.com), é pô-lo a ouvir as músicas da Disney pq esses miticos extraterrestres criaram um género de ondas cerebrais nas musicas q controla as pessoas... pq n usa-las a nosso favor?
Isto aplica-se, claro, apenas aos pirralhos do básico, os outros é pô-los ao lado de ímans q tira-lhes a energia toda...

Ana C Marques disse...

Então não és um pirralho, hum, és um iluminado, está visto...
Pensas em coisas que ninguém pensou antes e sabes tanto...