- Na escola acontece uma coisa estranha. Aborrecemos-nos porque substituímos com fartura; reclamamos porque nos dão montes de papéis para preencher; enfadamos-nos porque temos pilhas de testes para corrigir mas, acima de tudo, porque temos reuniões sem fim. Não é pelas renuiões, é s apenas porque poucas são aquelas que levam a algum lado, poucas são as que dão frutos. Alguém sabe qual é o saldo? É positivo ou negativo? Vale a pena o esforço? E se não reuníssemos tanto e se não preenchessemos tanto documento, o resultado não era o mesmo?
- Neste momento coloca-se-me outra questão: tenho à minha frente as famosas fichas que se vão transformar em planos de recupração. (Coitado de quem vai fazer a triagem... ) Ainda não apareceram foram as frases com que vamos preencher isto, estão a ver?! Pretende-se individualizar os casos, de outro modo não faria sentido, mas... 20 casos particulares, propostas de trabalho, estratégias de recuperação, hummm, vou concluír senão não tenho tempo...
- Só mais uma questão (que os que comigo dão básico compreendem bem): o problema dos miúdos de hoje não passa essencialmente porque não conseguem ouvir seja o que quer que nós digamos? Porque não se conseguem concentrar em nada? Porque não conseguem ficar 45 minutos sossegados? Há poucos anos Marçal Grilo dizia que difícil era sentá-los. Não é que ele o tivesse visto na prática (lá está!), citava uma professora do ensino primário. São esses os alunos que hoje temos no básico: incapazes de se manter sentados. Antes eram os bilhetinhos trocados às escondidas. E os disparos de papelinhos nos canos das Bics. O choque tecnológico trouxe-nos os mp3 e os telemóveis, objectos indispensáveis nas aulas (!) e que disputam conosco a atenção dos alunos.
- Por muito que se fale, se discuta e se reuna, há sempre alguém que não sabe bem o que isto é, embora já tenha ouvido falar; porque está isolado num gabinete a escrevinhar leis que outros hão-de aplicar. Longe das salas de aula é difícil compreender como é difícil sentá-los... (Está por aí o presidente da Associação Nacional de Encarregados de Educação?!)
Voltámos sem pretensões. Com mais criações. E opiniões. O verdadeiro blogue sem borbulhas.
12 dezembro 2005
Desabafos (I)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Há uma coisa q é a apreensão de material n correcto para a sala de aula como telemóveis e mp3's. os profs fzm vista grossa e fzm mal. têm q mostrar respeito. Para mantê-los sentados numa cadeira é fácil: sempre q alguém se levanta ou anda de um lado para o outro (supondo q é uma das míticas aulas de @rt.com), é pô-lo a ouvir as músicas da Disney pq esses miticos extraterrestres criaram um género de ondas cerebrais nas musicas q controla as pessoas... pq n usa-las a nosso favor?
Isto aplica-se, claro, apenas aos pirralhos do básico, os outros é pô-los ao lado de ímans q tira-lhes a energia toda...
Então não és um pirralho, hum, és um iluminado, está visto...
Pensas em coisas que ninguém pensou antes e sabes tanto...
Enviar um comentário