14 dezembro 2005

A LEI DOS OITO ESTÁDIOS, POR DRA. TÉLIA FRASCO

Na sua investigação aturada (e por nós aturada, sobretudo) acerca desses incompreendidos, esses quasi-
-marginais do sistema, que são os professores portugueses, a nossa já conhecida Dra. Télia Frasco apresenta, hoje, num exclusivo para o nosso blogue, um primeiro esboço da sua Lei dos Oito Estádios de uma Aula de Substituição. Dra., fáchavor...

ESTÁDIO OBSCURANTISTA - Que o Azar não me toque hoje outra vez. Quantos professores estarão a faltar? Cambada de faltistas. Trouxe a minha pata de coelho? O meu trevo de quatro folhas? Deixa-me cá bater em madeira...

ESTÁDIO RELIGIOSO - Ai, ai. Já tocou para a entrada. Ave Maria, cheia de Graça, o Senhor é Convosco, Bendita sois Vós entre as mulheres...

ESTÁDIO DA DENEGAÇÃO (no sentido freudiano do termo) - Eu!? NÃÃÃÃÃÃÃÃÃO!!!

ESTÁDIO EPILÉCTICO - (Esperneando e pontapeando à esquerda e à direita): Que turma? Sétimo quê? Não vou. Não vou, já disse. Quero lá saber da ordem. Larguem-me. Deixem-me. Não me empurrem que eu bato, hein, estou a avisar, não me empurrem...

ESTÁDIO DA DENÚNCIA - Ah, mas espera lá, espera lá. Ó Fátima, não era a tua vez? Quais são os departamentos que não têm esta cena? Eu quero mudar já de departamento. E que está ali aquela gaja a esconder-se atrás do armário? Até parece a caricatura do João Paulo. Eu já te vi, filha, aparece, um, dois, três, Adelaide! Não penses que eu vou em teu lugar...

ESTÁDIO CONFORMISTA - Porca de vida!!!

ESTÁDIO POLIDO/ CHICOTE (consoante o estilo do professor) - Polido: «Aaaaah... bom dia pequeninos, estão todos bem-dispostinhos? Tenho aqui uma brincadeira muito gira para hoje...». Chicote: «O primeiro a abrir o bico, nem que seja para espirrar, morre!»
MAU-ESTÁDIO - Choro e ranger de dentes. Desespero. Escrever moções. Veneno.

1 comentário:

fantasmadaopera disse...

...Ó Sindroma...esqueceste-te do principal...o ESTÁDIO DA LUZ...