01 dezembro 2005

...O QU É A ARTE???


"ISTO É ARTE???
1- Ouvimos vezes sem conta esta pergunta quando, atónitos, muitos de nós se confrontam com estranhos objectos curiosamente classificados como obras de arte; vem esta introdução a propósito de mais uma descoberta realizada por este vosso fantasma de serviço à área que, em mais uma deambulação pelo espaço-tempo se viu subitamente, envolvido em acesa e estranha polémica em torno de um objecto pseudo histórico....A coisa conta-se assim...
2- Um grupo de sábios, cientistas e artistas terá sido nomeado de urgência pelo governo ( sim, um governo serve para nomear,NÃO É???) para produzir um parecer sobre a autenticidade do referido objecto psedo- histórico-artístico...Desse grupo, emergia o ilustre DR. e Pensador Dias Lagarto da Unha, cuja acutilância na análise e fluência no discurso, são de nós bem conhecidos...O citado pensador, mal vislumbrou o dito objecto, terá afirmado que "...bem... lá de Arte não percebo pêva, mas sei daquilo que gosto, isso sei! a propósito... o SLB, após 3 jornadas da Liga e já com 1 ponto está a ser escandalosamente levado ao colo...NÃO PODE SER!!!"; BRON CO ADRIANSE, outro luminoso mestre na análise e grande baluarte da língua e cultura portuguesas, ao ouvir a opinião sábia do seu colega, terá expressado convictamente: ..." Sim...onde reside o contexto que, outrora, enquadrava esta magnífica peça escultórica??? Pra mim só podia ser o estádio do Morcão...ah..digo do Dragão"; escusado será referir a imensa contorvérsia que estas afirmações produziram nos meios académicos em geral e nos pouco académicos em particular...Os telejornais dessa noite abriam todos com: Dias da Unha e Bron Co Adianse batem-se energicamente por um contexto!!! Que fazem os restantes membros da comunidade científica e artística??? Que faz o Governo???
3- Indiferente, aparentemente, a toda esta polémica o mestre dos mestres, sábio dos sábios, o Grão - Grão PAXÊKU reflectia, profundamente concentrado na peça alvo da discórdia, ouvindo "Wish You Were Here " pelos Head Phones, no intervalo do relato SCP-3 SLB-6...e reflectia..."Na!!... a obra de arte desafia quem a vê...para ela convregem múltiplos elementos de análise...o conhecido o desconhecido...e no entanto algo me é familiar nesta peça...."
Subitamente, TONY CARREIRA, asto físico laureado por várias editoras discográficas por esse mundo fora, produz uma declaração bombástica: "Calma, senhores; em breve interpretarei uma canção sobre este tema que ajudará a desvendar o mistério e a produzir luz...será chamada Com estas asinhas voarei!"
Aqui PAXÊKU desconfiou seriamente...e pensou. "...Voar com asas. mas isto é altamente filosófico... isto remete-me a qualquer coisa de tangível...e vagamente familiar...mas ...O QUE SERÁ???"
De vários pontos do mundo chegavam, entretanto telexes e faxes, todos apontando pistas pra resolver o problema; na generalidade concordavam num aspecto..."Deixem as asas em paz, gaita!!! concentrem-se na cabeça, irra!!"; o grupo de sábios e especialistas pouco ou nada ligou a estas mensagens...de onde vinham?? quem as enviara??? Não eram credíveis!!.Mesmo CHUMBADA NUNES, analista pétreo e especialista em cobranças difíceis na região de Setúbal, duvidou daquelas mensagens...e pensou: "Bah......Falam mas não cumprem.. que se lixem...talvez o NORTON DE PRATOS, especialista em milagres, possa fazer alguma coisa em relação a isto... até porque já começo a tar farto desta treta e tou aqui tou a bazar lá pá terra do LUCAS, para cortar pinheiros, mamar vinho novo e ajudar as casitas... lá da região..."
Todavia, a inquietação apoderara-se de PAXÊKO que se sentia cada vez mais perto da resposta; sem dúvida!!! a resposta estava na cabeça e não nas asas... Exclamou, finalmente, urrando estrepitosamente sobre o concílio de sábios: " Mas é claro que é ARTE!!! Já viram bem a cabeça? a su formusura???as canonicas proporções???o olhar distante e impenetrável???O caos ordena-se, a inteligência apreende do universo as leis da harmonia e a libertação das limitações do homem explodem, finalmente, numa constelação universal de criação pura e de livre descoberta...". Todos caíram fulminados e, no estertor da agonia, mal se aperceberam do estranho olhar que emanava da cabeça da tal obra que, afinal, era de ARTE.

1 comentário:

Anónimo disse...

Alguém grande disse, e passo a citar: "A Arte n é útil, não nos pudemos abrigar dabaixo da Arte, n nos podemos saciar a fome com ela. Então de que nos serve?". Eu pergunto o mesmo... Será q o potencial da Arte está na Cabeça?? N me parece que tal Cabeça seja arte mas há arte por detrás da cabeça. A cabeça está a representar um tutor/filosofante que devaneia na página para alma q passar por la ler e se entreter com akilo. Pessoalmente acho que n tem nada a ver com Arte mas com devaneio.
Contrariamente o corpo é Arte, pois é uma arte que n entra em devaneio.
O verdadeiro problema da estátua está na cabeça q nos faz pensar como será ou q raio de devaneio (recorrendo á repetição), que nos faz divagar, é este???
A resposta só o divagante/filosofante pode responder, pois a causa de tudo isto é a sua acção.