28 janeiro 2006

«A SEMANADA»: PROGNÓSTICOS PARA ESTA SEMANITA QUE ACABOU DE PASSAR

A ARTE E A CIÊNCIA DE MÃOS DADAS PARA DIMINUIR INSUCESSO NA ESLAV

Mão culta, bem tratada, prestimosa, inteligente e, se bem me lembro, com florzinhas estampadas nas unhas, a propósito da comemoração dos 250 anos de Mozart (a quem quero aproveitar para, como diriam os brasileiros, «parabenizar»), indicou-me um curioso estudo sobre o efeito da sua música no cérebro dos ouvintes: em síntese, torna-nos mais inteligentes durante quinze minutos.
Eis a estratégia que proponho para o combate ao insucesso na escola:

1. Pôr-se Mozart naqueles temíveis head-phones que os alunos espetam nos ouvidos.
2. Passar-lhes a música seis vezes seguidas antes de entrarem para uma aula: 6 vezes, de modo a perfazer uma boa performance intelectual durante os 90 minutos do bloco.
3. Obviamente, a estratégia não surtirá efeito se o mesmo remédio não for, simultaneamente, aplicado a certos professores. Alguns deverão ouvir Mozart umas dez vezes seguidas...
4. E já agora, se não for pedir muito, lá para os lados do Ministério...!? Muito Mozart, muito Mozart!

NÃO HÁ COINCIDÊNCIAS

Durante esta semana que passou, Greenlight foi vítima de duas tentativas de assassinato.
Em primeiro lugar, quando saía placidamente com o seu carro do estacionamento, apercebeu-se de que o senhor Pedro travava a fundo, como se no último momento se arrependesse do acto homicida. No interior da sua viatura, o quase-criminoso e toda a família riam e acenavam, satisfeitos, disfarçando.
Poderia ser uma coincidência?
Sim. Se, na sexta-feira seguinte, quando Greenlight atravessava a passadeira, já de cartão esticado entre os dedos para picar o ponto, não tivesse sido praticamente esmagado pelo velho e poluente automóvel da ginasta Regina. O nosso herói, esquecendo-se de si, não teve senão tempo de se lançar sobre uma jovem e bela professora, que seguia na mesma passadeira, a tempo de a salvar da fúria criminosa de Regina. (É incompreensível, por outro lado, que a paga pela salvação tivesse sido um par de estalos da jovem professora. Caramba! Greenlight estava disposto a sacrificar-se de imediato, procedendo à respiração boca-a-boca e tudo...!)
Coincidências? Sim, sim. Vão contar essa a outro.

SOBRE O JOGO QUE SE APROXIMA

Sporting-Benfica está quase a realizar-se.
Venho aqui garantir que não tenho dúvidas de que o Sporting não me deixará ficar mal. Pelo menos, tenho perguntado a opinião ao senhor Aleixo e é o que esse indefectível «opinion-maker» me garante.
Donde, venho aqui prometer solenemente: Se o Sporting não vencer, darei duas voltas à escola com a abeliana pochete debaixo do braço. E a cantar o hino do Benfica. (Está prometido; é melhor não prometer mais coisas, não vá o diabo vermelho tecê-las...)

6 comentários:

Lara Croft disse...

Para a semana estou em formação. Por favor, sindroma, diz que vais cumprir a promessa na sexta feira à tarde. Please, please!

Ana C Marques disse...

Algo me diz que vais dar as prometidas voltinhas, sindroma. A partir de então ficarás a sofrer do sindroma da pochete.

Gil Duarte disse...

Acabo de saber o resultado, minhas amigas! Lamento, ah ah ah ah ah

Ana C Marques disse...

Pagarás a promessa noutra altura...

Gil Duarte disse...

O meu/ chapéu tem/ TRÊS bicos.../ Tem TRÊS bicos, o meu/ chapéu!!! Desculpem, estava só aqui a cantar.

Lara Croft disse...

Não há dúvida que já ganharam o campeonato... da segunda circular. Parabéns!