02 janeiro 2006

UM DIA NA VIDA DO SUPER HERÓI...

1....Toca o despertador às 6.30 horas em ponto...a noite ainda cobre com o seu negro manto, as colinas da cidade; nesta cidade, no bairro tal e na rua de tal, nº tal andar tal e tal, o SUPERHERÓI abre, a custo, um olho e pensa nas múltiplas oportunidades que o novo dia que , lhe trará...mas, de súbito, uma voz meio rouca atira-lhe ao ouvido esquerdo "...Levanta-te, madraço, que já são horas de dar o biberão à tua filha!!!"e não te esqueças de por a mesa, de acordar o dorminhoco do teu filho e de me encheres a banheira...vamos lá a despachar, podengo!!!" O nosso SUPERHERÓI, ABRINDO O OUTRO OLHO, logo se ergue do ainda quente leito e, pressuroso, inicia o cumprimento das tarefas ordenadas....pensa ele " raios, e dizer que esta gaja me adora, vou ali e já venho..."
2. Após cumprir com zelo as matinais missões ordenadas, o nosso SUPERHERÓI veste, apressadamente, a sua toillette habitual da qual se destacam os famosos collants verde vómito....pega na andrajosa pasta preta cheia de metáforas pitagóricas e silogismos ilógicos e, é vê-lo, em demanda da sua escola para enfrentar mais um dia em que, de certo, vomitará as habituais queixinhas de quem se sente um pobre desprotegido da sorte...
3. Chega à escola; vai leccionar uma turma do 10º ano e, no caminho para a sala de aula, pensando alto murmura baixinho ..."Que má sorte a minha!!! podia ser um mineiro e estar Há 16 horas debaixo de terra a cavar, ou um motorista da carris, ter pegado às 5.30 da manhã e após 8 horas seguidas a conduzir dentro de Lisboa, regressar à minha rica casinha em Cruz de Pau ou, quem sabe, ser um arvorado de construção civil e já estar com 2 horas de obra a fazer massa e a dobrar ferro até às 6 da tarde....logo tenho que vir dar dois blocos de aulas a estes alunos insolentes...tudo por causa daquela gaja do M.E. que me obrigou a aceitar esta miserável profissão..."
4. Após os dois blocos purgatóricos, o nosso SUPERHERÓI apressa-se para, com outros desprotegidos da sorte, encher a a mula no refeitório...sim hoje é um dia horrivel porque tem que comer a enjoativa e oleosa comida do refeitório...demora cerca de 1 hora nesta espinhosa missão, mais 30 minutos para saborear a sempre irritante bica que o M.E. lhe impõe...Mas porque tem o nosso SUPERHERÓI que comer hoje no refeitório quando, geralmente, até sai sempre a horas de ir comer a casa e passar umas belas horas em processos reflectivo-cognitivo-especulativo-afirmativo-negativo, problematizando a essência do ser e a subsância do não-ser....
Porque à tarde, SIM ESTA TARDE!!! ele tem que receber pais (ou E.Educação) POIS ABOCANHOU, PARA COMPLEMENTO DE HORÁRIO, NÃO 5, NÃO 4, NÃO 3,...MAS 2 DIRECÇÕES DE TURMA....Que horror...que maldade...Não se faz....
5. Após registar por meios informáticos, algumas faltas das suas D.Turma, eis chegada a hora fatal..." Vêm aí os pais, prepara-te, acalma-te..." pensa ele enquanto se dirige à casa de banho, para lavar a cara com água fria e, meter dois calmantes no bucho, antes de se injectar com uma dose na veia de produto ANTI-PAIS... Está finalmente preparado; chega uma mãe que, tímidamente, se introduz na sala apresentando-se..."SoTor, desculpe incomodar...sou a Mokamba Catumbela...máe do Béleza Cátumbela...só keria perguntar si ele si porta bem, si non falta, si fás trabalho di casa..." O SUPER tremeu convulsivamente, arrepanhou alguns dos míseros cabelos que lhe restam e acariciando o prodigioso apêndice nasal, responde..."DESAPAREÇA, VA EMBORA...NÃO SEI NADA....EU NÃO O CONHEÇO ...NEM A SI...." A desditosa mãe dá corda à sandália e logo se retira pensando , saudosa, nas margens do Cuanza...O nosso SUPER, respira ofegante quando, um novo pai se atreve a transpor a porta da sala..." Boa tarde, dr....desculpe vir a esta hora...mas o patrão não me deixa saír mais cedo para vir à escola, sabe.???... Sou o pai do Filipe Canelão, ...tá a ver, não tá??? Como vai ele na matemática? e no português?" O SUPER, transpirando abundantemente e roendo as unhas até aos cotovelos, cospe irritado e fora de si " PRA TRÁS Ó VIL CREATURA...PRA TRÁS DEMÓNIO....DEIXA-ME EM PAZ, ASOMBRAÇÃO...NÃO TE CONHEÇO NEM AO TEU FILHO....SAI! SAI!!!" - logo o pobre sr.Canelão deu asas às botinas e zarpou veloz em direcçao à saída, pensando..." Queres ver que me enganei e vim parar ao Miguel Bombarda?...mas o autocarro dizia Linda-a-Velha..."
5. Eram já 5.30 da tarde e o negrume da noite galopava, célere, para os braços do dia....O nosso SUPERHERÓI parecia, por fim, um pouco mais calmo...o que meteu para a veia estava a fazer efeito....e tinha acabo a malfadada hora de receber pais....Saiu da sala, penetrou no espaço contíguo e levantou duma mesa baixa duas revistas..."Posso, enfim, ler um pouco a revista do Sindicato e instruír-me mais..." pensou, confortado com a idéia...mas logo um traiçoeiro e imiscuído raio luminoso tornou claro um texto de 1ª página que dizi: "A Bola - jornal de todos os desportos - notícia em 1ª mão - SAD do SCP declara falência; presidente leonino põe termo à vida, enforcando-se no intestino do seu treinador principal (disfarçado de adjunto); debandada dos principais jogadores para o estrangeiro, para o Sarilhense, para o Arrentela e para o Costa da Caparica" - era de mais para o coração deste SUPERHERÓI; cambaleante, percorreu o caminho do polivalente em direcção à saída, apoiando-se nos pilares da vasta sala com a ridícula e andrajosa pasta preta na mão esquerda...pensava na mulher que o adora, no filhinho de 10 anos que o venera e na bebezinha recém nascida que chora de dia e de noite a reclamar a sua atenção de feliz progenitor...baba-se um pouco e respira fundo..." Bolas...ele há dias em que um SUPERHERÓI de manhã não deve sair à tarde porque se faz noite...Bom ainda tenho aqui uma turma de testes para corrigir..."
6. Regessado, por fim, ao remanso do lar o nosso SUPER enfrenta com olhar decidido, a pilha de 12 testes do 10º ano que tinha para corrigir, amontoados sobre a secretária de mogno em cujo tampo conviviam "O Elogio da Loucura", o maquiavélico "O Principe", "As dez anedotas mais famosas de Bertrand Russel", "O barco, sulcando as searas alentejanas - uma interpretação de E. Kant" e um jornal, amarfanhado, rasgado e com uma 1º página ilegível... "Bem, vamos lá a isto...amanhã tenho que entregar os testes...já ando com eles na pasta há 2 semanas..."- dirige-se, então , com os braços esticados e as mãos abertas, como um lutador de Sumo e, agarrando na pilha de testes lança-os, na vertical, para a atmosfera...dos 12 testes, 4 caíram sobre a cadeira " Estes têm positiva..." murmurou, cínico... os restantes 8 estatelaram-se no chão..." estes ignorantes...têm todos negativa" concluíu, com um brilho metálico nos olhinhos de raposa matreira....
7. Concluído o cansativo processo de correcção dos testes o nosso SUPER procurou a caderneta respectiva para registar as classificações..." mas onde está o raio da caderneta??? ainda agora aqui a tinha..."
Sem se aperceber, no êxtase do seu lançamento dos testes ao ar e no clímax das classificações atribuídas, o nosso SUPER tinha, inadvertidamente, tocado com o cotovelo direito na dita caderneta que, ao caír do tampo da secretária pousou suavemente no tapete que revestia o tabuado, deixando antever, na sua capa, em letra manuscrita,.... PROFESSOR PAXÊKU....

4 comentários:

Gil Duarte disse...

Touché! Vejamos, então, algumas inferências mais lógicas do que as trago habitualmente na pasta: realmente, não sou um mineiro. Logo, sou um sortudo.Realmente, não tenho cinco DT. Logo sou ainda um sortudo maior. Realmente, ninguém me obrigou a ser professor. Logo, há que comer e calar. Realmente, tudo poderia ser muuuuuuito pior...! Bolas. Que sorte, hein?

Anónimo disse...

Cheguem para lá que eu também quero entrar!
Inferências ainda mais lógicas:
Mineiro-habitante de minas gerais a quem saiu o euromilhões e adora viver num país tropical
DT- Director Técnico de uma empresa pública.
Professor-Reformado com 49 anos e que conseguiu a reforma antes da actual legislação, por ter obtido dois Bons e salvo erro um suficiente+.
Conclusão: Seja optimista Sr. Paxecu!...

Anónimo disse...

Não sabe o autor do texto das vidas de três ex-colegas de curso do nosso Super Herói:Um é exactamente taxista em Lisboa que vai tecendo considerações acerca do sentido da existência com os clientes que ele próprio selecciona; outro, muito mais pragmático, é padeiro, e vai distribuindo paezinhos com o "pensamento do dia"; finalmente o último, confiante de que a ciatividade se manifesta das formas mais extranhas,toca viola e faz resenhas de livros para o Prof Marcelo Rebelo de Sousa. Afinal, quem é que é o herói?

Anónimo disse...

Alerta!
O Euromilhões está a dar reformas a professores nas condições previstas até final de 2005. A última feliz contemplada foi a Manelita Saraiva.
Concorra já!