06 março 2006

A COLUNA DE D.J. CARA DANJO: A LITERATURA COMO MEIO DE COMBATE À VIOLÊNCIA

teinho ôvido bué da tiurias çoubre a viulênssia no mundo k é por cáuza da juventude têr 1 péçimo fturo e por cáuza do capitalismo tár a dár o bérro ô da gulbalizassão e não çeikê não çeikê. toudas eças tiurias ção inkomplétas. a minha tiuria vai logo á kestão. eu axo k a viulênssia iziste pq á umas peçouas maiores mais pezádas mais fortes e jerálmente um kóxe istúpidas que tão çempre prontas pa bater e á ôtras peçouas mais frákas e aduentádas k tão çempre á ispera dapanhar. a minha prófe de purtugês dis k o caminho contra á viulênssia é a litratura e ela tein tôda a razão. mesmo o meu kóta coitado k nunca foi de muitas leituras no fundo pença açin e por iço é k ele 1 vês kuando eu éra mais puto me ôfersseu 1 livro. na áltura êu sufria bué da viulênssia pq avia uns miúdos muinta grandes k me perçegiam pra me batêrein e êu tinha bué da mêdo. o livro k o meu kóta me ôfersseu xamávasse (venssa os çeus mêdos) e foime muinto útil pq tinha a cápa bein rija e êu começei a batêr com êle nos bakanos k me perçegíão e inda máltratei álguns. akilo da adulessênssia foi 1 têmpo ôrrível pra min. avia gaijos k krião fikar com o meu lãxe e açin. mas eu mostrávales çempre kein éra o mais forte. apontávó. e diziales açin (tás a ver akele xaválo pois bein êle é k é o mais forte e çe me xateias vô já fazerle keixa). mas êu tinha muintos mais rekurços çempre tive bué da rekurços éra 1 puto isperto. dôtra vês pagei vinteçincostões ó mais forte da turma pra êle me deichar darle 1 sóva ein púbelico e açin foi. eu arriêile a valer e depois já ningéin çe metia cômigo. não me ademira k ája tanta viulênssia ôje ein dia. a culpa é dos treinadores das ekipas de futeból k xateião as clákes e taméin do mundo árabe pq kuando o mundo árabe áxa q á uns deseinhos mal feitos dezáta logo a partir tudo imajinein k o meu antigo prófe de evt riajia da mêsma maneira kuando não gustáva dos meus deseinhos o k aliás acontessia çempre. felismente os jóveins teien meius de fujir á viulênssia. 1 é o murangos c assúcar k é 1 çéri de telvisão k nus ençina k não devêmus çer viulentos çe não kerêmus fikar tipo cômo akeles párvos k tão nos murangos çempre ós gritos. a çéri é tão bôa k a minha prófe de filusufia até me diçe k çe çentáva a vêla com os filhos. e êu pergunteilhe (aporveita os murangos pra ençinar as coisas da vida ós çeus filhos não é). e ela respondeu-me (não. é çobertudo pra tentár persseber pq é k êles grítão tanto). mas a fórma prinssipal de combáte
á viulênssia já diçe k é a litratura. teien de comprár 1 ganda livro. muinto rijo. e pezádo. k dôa mêsmo na cabêssa dun bakano.

8 comentários:

Lara Croft disse...

Adorei o "lãxe"... Eheheh!

Anónimo disse...

Pagaste vinteçincotostões ao mais forte da turma??!! Meu krido cara d'anjo eu bem sei k o teu percurso escolar tem sido looooongo, mas 25 tostões é mais do tempo da adolescencia do sindroma do k da tua...

Anónimo disse...

fásle as contas,ó parvo. só no déssimo ano já tou á çete ô oito anos. ôtra coiza. e kuanto á lara sim êu bein çei k fostes tu k me levástes o lãxe mas taméin não te ficástes a rir có calhamásso na cabessa.

Abelha Maia disse...

eu tive k voltar a ler + 2 x para presseber o k era o lãxe!!!!!

Anónimo disse...

Minha abelinha diligente, força!! Não desistas! Um dia hás-de vencer essa ileteracia.

Abelha Maia disse...

é exactamente por causa da ILITERACIA k eu ando na escola, dãã!!!!

Anónimo disse...

Ó Lápis Azul, olha lá bem para essa ortografia! Queres ultrapassar o Cara Danjo?

Ana C Marques disse...

O Azul está a precisar de afiar o Lápis