12 março 2006

REPORTAGEM-BLOGUE: HOUVE TOMADA DE POSSE E O REPÓRTER ESTRÁBICO ESTEVE LÁ

Durante a cerimónia de tomada de posse, Cavaco e Silva foi obrigado a dar 4500 apertos de mão a indivíduos que, nas suas roupas dominicais, se acotovelavam numa enorme fila, como à entrada da nossa escola às oito e trinta da manhã.
O Repórter Estrábico estava lá.
A primeira pessoa com quem se cruzou foi a nossa querida colega, Teresinha Prantos.
- Olá Teresinha. Também por aqui?
- Sim, sim. Não podia deixar de vir prestar as minhas homenagens.
- Vem então cumprimentar o novo presidente?
- Presidente? Qual presidente?
- Bem. Cavaco e Silva.
- Nada disso. Venho prestar as minhas homenagens aos pasteizinhos de bacalhau que estão a servir ali adiante, e que já me gabaram. O segredo, ao que consta, está na salsa. Como o novo inquilino do palácio é um senhor que não gosta de ver gastar dinheiro, os pastéis são feitos com mais salsa do que bacalhau.
Era o momento em que, junto a uma porta, o ex-presidente e ex-candidato a presidente uma vez mais, Dr. Mário Soares, dava conta do seu agastamento por estar, nas suas próprias palavras, sendo ali «maltratado».
- Pelos vistos, passam-me todos à frente. São os diplomatas estrangeiros e mais não sei quem. Não há direito. Isto foi tudo um tédio. Ia dormindo durante os discursos. Com licença, deixe-me aí passar, ó fáchavor! Vou-me embora. Não me tratam assim. Esquecem-se de que não sou simplesmente um ex-presidente, sou também o candidato que mais...
- Sim...? - interessavam-se, em torno de si, vários repórteres.
- O que mais estrondosamente foi vencido nas eleições. O que teve a derrota mais sonora. Não é lá qualquer coisa. Atrás do próprio Alegre. Não é brincadeira. Não estou para cumprimentar o Cavaco, era o que faltava. Atenção aí, que vou bater com a porta.
BLAM!
Mais à frente, deparámos com um outro rosto conhecido: tratava-se do bom amigo Belião, tentando furar entre inúmeros indivíduos que se acumulavam de gravata e mão estendida.
O famoso professor da eslav trazia a sua mariconera completamente aberta, escancarada até. Espreitavam do interior alguns rissóis de camarão. Mas o grande objectivo era uma garrafa de «abafadinho» que ele se preparava para abafar.
«Estou aqui», esclarecia a popular personagem, «para que se perceba qual é a minha opinião: temos de dar o devido uso ao material que existe na escola. Há que recuperá-lo e pô-lo ao serviço. Não é só pedir mais coisas, mais computadores, mais isto, mais aquilo. Não. Devemos usar convenientemente o que já possuímos...»
- Mas que tem isso que ver com a tomada de posse? - perguntava-se-lhe.
«Bem», respondia a quem quisesse ouvir, «o material em que estou a pensar é, neste caso, o meu cacifo. Ando a pensar dar-lhe uma utilização verdadeiramente revolucionária: despensa. Eis porque venho aqui recolher alguns comes e bebes».

Entretanto, aproveitando aquele ajuntamento, vários outros professores da escola tinham montado bancas de brincos e colares artesanais, brique-à-braques e plantas; havia uma mesa com perfumes, camisolas e produtos dietéticos.

Atrás de mim, Marques Mendes, que chegara atrasadíssimo, comentava:
- Parece que há aí um outro presidente que se pôs numa salinha também a apertar mãos. Diz que se há 4500 pessoas para homenagearem Cavaco, também o podem homenagear a ele.
- Presidente de quê? De algum clube de futebol?
- Sei lá. É um fulano de casaco de bombazina.

Quando me aproximei, por fim, de Cavaco e Silva, que se encontrava com a mão dormente, ouvi-o dizer para o lado:
- Uma multidão grita por mim lá fora? Eu ia acenar-lhes, mas aqui não me dá muito jeito. Não há marquises. Eu gosto é de espreitar e cumprimentar da marquise que tenho em minha casa...

6 comentários:

Anónimo disse...

uau.. em primeira mão...... n devias estar a dormir para na segunda feira estar pronto para mais uma semana d aulas... muahahaha isto d s ser aluna e poder tratar po tu um sofredor do pais porque este tem uma identidade escondida rula!

Anónimo disse...

eu estou de luto por 4 anos.. ja tinha dito?

Anónimo disse...

Esquece o luto, sophie, 4 anos passam depressa, olha para o blogue que tem 6 meses e parece que começou ontem

Anónimo disse...

Pensei que estavamos de luto por 5 anos! Será que no último ano Cavaco vai aceitar um cargo na Europa ou na ONU ?

Anónimo disse...

pensarei assim.... vai passar assim.... veeeeum! mnhé... :') 6 meses de blog q m passaram ao lado... bem q podiam mandar pa tvi ( aquela bimbalhada q toda a gente vê) ou pos jornais a avisar deste blog... podiamos ir ate actividades mais interessantes como fugir da policia ou andarem na clandestinidade. era lindo! muahahahahaha eu ate vos podia ajudar. um prazer.. sentir o 25 de abril na pele.. até choro... :'D acordei completamente idiota. as minhas desculpas.

Déjà Loin disse...

d'oh! (as homer)


pensamento positivo, já passaram 3 dias!