06 maio 2006

BEM-ME-QUER(o) DE FÉRIAS

Depois da grande azáfama da avaliação, eis que termina o fernesim burocrático! Bem-me-quer respirou de alívio e pensou: "esqueçamos o bom professor, o metódico organizado e estimulemos o sensível, o fantástico...". Pegou nas malas e foi de viagem. Escolheu a música - talvez uns sambinhas bem ritmados na bonita voz da Marisa Monte, ou a Rosa dos Passos a cantar Vinícios e Tom Jobim, ou um irreverente Mozart, ou ainda umas notas nostálgicas de Jazz no feminino com Dina Washington, Billy Holliday, Ella Fitzgerald... - Mete-se no carro, leva a sua companhia de eleição e aí vai em busca de história, arte, poesia... Deixa-se enfeitiçar pela cálida e relaxante planície andaluza e ruma a Córdova que, nesta altura do ano, se perfuma de flor de laranjeira e oferece aprazíveis páteos com sisternas de água fresca para o aliviar do calor que já se faz sentir. No carismático bairro judeu surpreende-se com monumentos históricos bem recuperados e restaurados, uns a recordar as épocas áureas da sua construção, outros já transformados/adaptados às exigências dos dias de hoje, onde o antigo convive harmoniosamente com a modernidade e o conforto. De entre todos, a Mesquita é, sem dúvida, o mais espectacular e surpreendente, não só pela dimensão, como pelos ricos e variados estilos arquitectónicos a testemunhar as religiões, as culturas das diferentes épocas, onde cristãos e islâmicos souberam partilhar pacíficamente o espaço comum, no respeito e na aceitação da diferença. Bem-me-quer pensou:"o que é que se perdeu? O que é que nós esquecemos?...". Mas, ser humano é ser humano e, necessidades que urgem troxeram Bem-me-quer de volta à crua realidade! Pois é, a fominha batia à porta, era a hora de la comida . Bem-me-quer anseia por saborear umas tapazinhas variadas! Faz uma boa selecção das especialidades locais, escolhe um bom vinho de Rioja e, numa também aprazível esplanada, disfruta a merecida refeição frugal e requintada. Agora era a hora de la siesta mas não se podia perder tempo, não se veio aqui para dormir! Havia ainda muito para ver e rever... Úbeda, Baeza, Jáen, Granada, entre outros... Bem-me-quer ainda se deliciou com a riquíssima antiguidade histórica de Úbeda e Baeza (património da humanidade), com a paisagística de Jáen e o seu mar de olivos e com Granada, cujo cenário - a Serra Nevada coberta de neve - reflecte sobre a cidade uma luminosidade única! E Ronda, e Ronda? Bem, indescritível, único, uma maravilha!!... Muito e muito mais Bem-me-quer poderia contar, mas decidiu ficar por aqui, embora tenha ainda que dizer como foi bom ver o colorido das cidades que, ao fim da tarde se enchem de gente comprando, petiscando ou apenas passeando e convivendo, beneficiando de uma vida ao ar livre que o bom clima, a vivacidade e a alegria lhes proporcionam. Bem-me-quer observou, registou todos estes benefícios na certeza da efemeridade do momento mas, na convicção de poder interiorizar e, mais tarde, partilhar todas estas riquezas que muito o sensibilizaram e sensibilizam.

2 comentários:

PLANETAZUL disse...

Obrigado Spanish por me trazeres Espanha em Maio.
10 em 10.
Um bacio

Ana C Marques disse...

Acreditas que vai acabar o fernesim burocrático?
Acreditas que ainda podemos rumar a lugares mais belos e usufruir desta primavera que nos encanta mas que nos faz espirrar? Bem-me-quer, Mal-me quer, Bem-me-quer, Mal-me quer, Bem-me-quer, Mal-me quer, Bem-me-quer, Mal-me quer, Bem-me-quer, Mal-me quer, Bem-me-quer, Mal-me quer, and so on...