20 maio 2006

O PROBLEMA SINDICAL: UM ENSAIO DO PROFESSOR BARNABÉ

1. Ele há, na carreira dos professores do Ensino Secundário, grandes e graves dúvidas, há sim senhor. A primeira grande e grave dúvida, a que se convencionou chamar a «Dúvida Sindical», consiste nisto:
Por que é que, tendo os professores tantos sindicatos à sua disposição, não conseguem, de facto, encontrar um único que não seja a brincar?
Claro que devemos percepcionar diversos graus de brincadeira. Se excluirmos os sindicatos que são de tal maneira «a-brincar» que até palhaços têm, aqueles sobre que não vale a pena acrescentar nem mais uma palavra a não ser que, em vez de um ensaio académico, eu queira escrever um livro de anedotas, resta a Fenprof. Não que seja, propriamente, menos «a-brincar» do que os outros: mas porque se trata de uma brincadeira levada mais a sério, feita sempre com um ar muito compenetrado. Mesmo os maiores disparates são, ali, perpetrados com toda outra seriedade.

2. Contudo, a Fenprof padece daquilo para que gostaria de reservar a designação de «Problema Sindical». Ora de que estou eu a falar?
O «Problema Sindical» consiste, em poucas palavras, num senhor sindicalista que deve ser boa pessoa e vem, às vezes, à minha escola (e suponho que a outras) prestar informações sindicais ou, periodocamente, recolher assinaturas para se subscrever uma lista que reincide, sempre que possível, nas eleições para determinados órgãos do sindicato. É uma lista sem nada de mal a apontar. Sem vícios de poder. Diria mesmo: impoluta - nunca ganhou. Mas continua tentando.

3. O senhor de que falo, com uma camisa à pescador e patilhas, especializou-se em usar de métodos violentos para conseguir que os professores, amedrontados, façam o que ele quer: o seu aperto de mão estilo quebra-ossos ou as suas palmadas nas omoplatas de colegas a quem trata por «amigo» (imaginem se os considerasse «inimigos») são, obviamente, formas eficazes. Resta saber de quê. De ganhar votos, já vimos que não. Eu simpatizo muito com a personagem. Fujo-lhe, mas fujo-lhe simpaticamente. E já votei neles. Ou não? Não me lembro.

3 comentários:

Anónimo disse...

Carreira dos professores do ensino secundário?? Então e os do 3º ciclo, como a minha humilde pessoa, que também tem sido, digamos... aliciada, por tal personagem ?

Gil Duarte disse...

Tens razão. Mil perdões. Vou castigar-me com umas quantas AAA pela omissão.

Ana C Marques disse...

Imperdoável, Sindroma!
Não há castigo maior? AhAhAh