06 julho 2006

CARTA ABERTA AO SENHOR FANTASMADAOPERA, MEU INSEPARÁVEL INIMIGO

Nunca devemos contrariar a nossa própria natureza. Por exemplo: a natureza das mulheres do blogue é serem brilhantes no que toca à inteligência, ao humor, à cultura, à sofisticação; a do planetazul é ser sensível; a do Pochato é usar mariconeras; a tua é seres pavorosamente mau e bruto: as crianças que se aproximavam de ti sentiam os dedinhos rosados e gorduchinhos serem esmagados sob o teu implacável tacão; tinhas sempre a palavra certa para fazer chorar o Pinto da Costa; as caricaturas que fazias de todos nós, teus bondosos e pacientes colegas, eram temidas: causaram muito choro, muito ranger de dentes, muitas coçadelas nervosas. Mas tudo isso constituía, afinal, a tua grandeza.
Enquanto blogaste, fantasma, senti-me em permanente perigo; vigiava a minha própria sombra; mantinha-me sempre em posição de luta. Era estimulante. (Vê o que me aconteceu lá para os lados do Central Park assim que deixei de estar alerta...)
Suspeito que desististe do blogue porque te converteste ao Bem. Que vergonha! Dizem por aí os mentideros que te viram ajudando a Dolores a regar girassóis, malmequeres e buganvílias. Que te viram passear pela trela as tartarugas da escola (com alguma dificuldade e esforço, é certo, para aguentares a passada delas). Que vestes agora uma túnica, que usas sandálias com peugas, que abençoas as pessoas que contigo se cruzam. Consta que a Pré-Ordem já te convidou para uma das suas conferências sobre «Amor e Docência», o que é uma indecência. Contam-me que chupas pastilhas de hortelã-pimenta. Tu!? Pastilhas de hortelã-pimenta? E que bebes chá de tília. Eu não quero crer que tenhas descido tão baixo. Até parece que houve quem te ouviu dizer, perante a oferta de uma garrafa daquele chá da dieta 10: «É bom!» Que raio estaremos destinados a ouvir-te a seguir? «Faz favor» e «obrigado»!?
É assim que queres terminar os teus dias? Bondoso e fraterno? Grato e simpático? Pronto a beijocar as bochechas da dona Lurdes (que as não tem... mas, enfim, o queixo, o fácies, qualquer coisa...!)?
Deixa-te disso. Regressa ao blogue. Sê o que és: horroroso e mau com tudo e com todos, como sempre.

Sem comentários: