06 julho 2006

DIÁRIO DE BORDO DO SECRETARIADO

PRIMEIRO E SEGUNDO DIAS:
Não há registo de ocorrências.

TERCEIRO DIA:
Visita da senhora Inspectora:

INSPECTORA (Muito bem impressionada) - Sim senhora. Há aqui um toque de originalidade que dá a este secretariado um clima... como dizer?... de infantilidade que nunca vi em mais nenhum secretariado. Nem na creche da minha filha conseguem este efeito. Este colorido, estes desenhos...
MIMI - Isto não é nada. Estou a pensar fazer uns brincos de cartolina para os vigilantes. E vou encher a sala do secretariado de balões e de grinaldas. E aquelas cadeiras vão ficar cheias de fitas. E nos cabos pretos das tesouras, tão feios, tão mórbidos, estou a ver se ponho purpurinas...
INSPECTORA (exausta com tanta criatividade) - Bem, bem, bem. Tenho de lhe propor uma mudança de escalão...
MIMI - Mas do que me orgulho mesmo, é da minha ideia de criar ali, naquele armário cheio de folhas de exame e de rascunho e outras porcarias, um espaço para os professores poderem trazer e deixar os seus cãezinhos. É muito importante que os bichos não se sintam abandonados em casa. Coitadidinhos dos cães!

SEGUNDO DIA:
BEBÉ-CHEFA - Olha, Timota, para afixar as pautas tens de ir pedir à secretaria a guia e o registo de ocorrências, mas vê lá se desta vez não se esquecem também do memorando de entradas e saídas e da factura do GAVE. É importante. E olha que da outra vez não tinham carimbado a papeleta dos assuntos vagos.
TIMOTA - [Hum! A Bebé deve estar a falar um dialecto qualquer]. Sim, Bebé.
BEBÉ-CHEFA - Pronto, então vai lá.
TIMOTA (Para outra pessoa que ia passando) - O que foi que ela me pediu???

TERCEIRO DIA:
POCHATO (Aparecendo à porta do secretariado, com um ar tranquilo e bronzeado, a mordiscar com gosto um gelado de chocolate. Senta-se numa cadeira para melhor observar aquela azáfama. Não resiste a dar alguns conselhos) - Ó peixôco, isso não se faz assim, pá. Deixam-te andar aqui à solta??? Nunca lacraste? Este gajo! Olha que era melhor não fazeres nada, pá. Aprende comigo, que eu tenho alguma experiência disso. Slurp, slurp! (Deixa cair um bocado de chocolate na camiseta, e pragueja). Bem, tenho de ir andando. Já vi que se passa aqui um bom bocado, conversa-se, e tal, mas a minha vida não é só conversar. Tenho mais que fazer. Tchauzinho. (Sai de imediato, para ver se não perde o início do Portugal-Holanda).

QUARTO DIA:
Juju Ximaun levou todas as cerejas que havia numa tacinha sobre a mesa do secretariado (para os vigilantes se irem servindo...)

QUINTO DIA:
BEBÉ-CHEFA - Peixôco, não te esqueças do registo de ocorrências e da guia. Olha o memorando de entradas e saídas. A factura do GAVE. A lista dos exames que encolheram, mais o respectivo código. A Lalá da secretaria que passe três cópias.
PEIXÔCO (com pouca vontade) - Três??? Para que diabo é a terceira?
BEBÉ-CHEFA - Para se deitar fora, olha que pergunta! Precisamos sempre de uma terceira para se deitar fora...
PEIXÔCO - Tens a certeza? Bem, se tu o dizes... (sai).
BEBÉ-CHEFA - Se eu tenho a certeza? Se eu tenho a certeza, perguntou ele? UIIIIIIIIIN! BUÁÁÁÁÁÁÁÁ!
TIMOTA (distraída... o que não é habitual) - Estou a ouvir uma sirene. Será a polícia?
BEBÉ-CHEFA - UIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIN! BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁH!!!
TIMOTA (estranhando as lágrimas) - Olha...! Agora chove na sala do secretariado? Realmente, trabalhamos cá numas condições...!
DODÔ (acorrendo, solícita) - Que foi? Que foi, Bebé?
BEBÉ-CHEFA - Foi... ããã... o Peixôco... ããã-ããã-ããã... snurf-snurf... que perguntou... se eu tinha... ããããããã... se eu tinha a certeza...
DODÔ - Que mau! Não ligues, está de todo, o Peixôco! No outro dia disse-me que eu chegava sempre muito cedo. Eu percebi logo onde ele queria chegar... Que não faço cá falta, só podia ser... eu, que tenho dado toda a minha vida à Causa do secretariado...! BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ
BEBÉ-CHEFA - BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ
DODÔ (tentando chorar mais alto) - BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ
TIMOTA - Temos tempestade. E não anunciaram. Os da meteorologia estão cada vez mais a leste de tudo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Indispensável este diário de bordo para podermos acompanhar os argonautas desta espinhosa expedição por "mares hinóspitos navegados", enfrentando o monstro fero e horrendo da burocracia. Força, heróis! Sois muito superiores em feitos à Selecção que todos aclamam. Desconhecem as as tremendas lutas que travais porque não são televisionáveis.
Que a Força esteja convosco!

Ana C Marques disse...

Bons olhos te vejam, Camões.
Vou reunir a pandilha e clamar os teus louvores. Obrigada(o)(as)(os)

Anónimo disse...

Depois disto, até se fica com vontade de pertencer tb ao secretariado...Que divertimento! Pró ano é ver o pessoal a insinuar a sua competência secretariável a ver se lá se encaixa!...