JÔ COR-DE-CAÇA (chegando com um grupo de turistas japoneses atrás, falando entre o ruído de «flashes» que estalam por todo o lado) - E aqui é o célebre BOME, que desde a II Guerra Mundial tem vindo a acumular lixo e está completamente sub-aproveitado. Iniciámos hoje as limpezas a sério.
Vêem-se trabalhadores esforçados. Máscaras, luvas, mangas arregaçadas. O terrível fantasmadaopera transporta, com visível esforço, ao ombro, uma pesada folha de papel. A3, hein?, uma das maiores.
MADÔ - E vejam lá que uma das desculpas para não se aproveitar a sala, era que o chão tem tacos soltos, e que isso podia ser perigoso! Tch! As desculpas que arranjam...
ALELEX (vindo verificar, dar ordens, etc, enfim, essas coisas) - Tã-tã-tão ma-ma-malucos? Vã-vã-vão dei-deitar fo-fo-fora esta cas-cas-casca de bana-na-na-na-na? E estes caro-ro-roços de p-p-p-p-p-p-p-pêssssss-sego? E esta cai-cai-cai-xa velha de sapatos? Não sa-sa-sa-bem aproveitar?
MADÔ fica furiosa. Tropeça num taco solto. Magoa-se levemente.
MADÔ - Ai! [Este sujeito tira-me do sério!]
ALELEX - Bem se vê que vo-vo-vocês não ti-ti-ti-veram em África. Ali aproveita-ta-tava-se tudo, pá. Tu-tu-tu-tudo. Nós ali, com o ca-ca-ca-cimbo a cair... e os perigos... as ruas infesta-ta-tadas de cor-cor-cor...corcodilos...!
MADÔ - Quais crocodilos qual carapuça (tropeça num taco solto. Sangra já da outra perna)
ALELEX - Peri-peri-ri-gos vá-vá-ri-rios... corcodilos e mulheres, pá, as ruas infestadas de corcodilos e mulherio, pá, coi-coi-coisa ter-r-r-rível... e nós a aproveitar tudo, nada ia pó-pó-pó lixo... eia pá, este fri-fri-fri-gorífico...! Isto vai já pó bar...
FANTASMADAOPERA - Não vamos limpar estes bonecos pintados nas janelas? Este Speedy Gonzalez, tão mal feito...?
MIMI - Oponho-me a isso, pá. Nada de apagar animais. Os bichinhos devem ser sempre protegidos.
MADÔ, desesperada, embate com o pé num taco mais solto ainda do que os outros, cai, torce o tornozelo, grita de dor. Está farta de limpezas. Está farta de Bomes. Está farta de turistas. (Uma parte dos elementos do seu grupo parece-lhe, aliás, feito de turistas). Está farta de tacos soltos. Do Alelex. Sobretudo do Alelex!
MADÔ - Aaaaaaaaaaaaaaaaaagh!!!!
6 comentários:
E se alguém me explicasse o que é o Bome?!...
O BOME é o pavilhão E, aquele onde tudo acontece, aquele onde se encontra toda a gente que trabalha nos intervalos das vigilâncias.
É onde se reunem os professores mais criativos da escola; é vê-los de luvinhas calçadas e vassora em riste... Pelos visto, não há mais ninguém que faça esse trabalho na escola.
Ah!...Aquele onde têm lugar reuniões com altos desígnios para a escola,aquele onde uma certa sra. planta alfaces,faz tricot e bebe chá (além de apanhar sol),aquele onde alguns competentíssimos e super-ocupadíssimos professores passam grande parte do seu tempo.longe dos olhares dos colegas(para não os envergonhar,obviamente...)
Mas se estam a gozar foi pq n viram o Bome do lado de dentro ANTES das... Eu vi, eu estive lá... e digo-vos, não era bonito, não era nada bonito de se ver... Havia cenários das festas, exposições, e akelas porcarias todas q fazem la na escola e que exijem cenários espalhados no chão, na tentaviva de esconder os tacos, penso eu; havia tornos espalhados pelo chão como se fossem minas e quem os pisasse eram certo torcer um pelo ou até morrer. Havia MAIS!!! Dragões, cavalos marinhos, pinguins(também baptizados de Tux) Macacos, ursos(dakeles de 4 patas)cavalos marinhos, bichos da madeira e do papel a dar com pau!!! akilo era pior que o zoo de Lisboa. E não acaba aqui, havia também estruturas metálicas do Diabo, estruturas de forma cilindrica mas com imperfeições e com varetas espetadas, pareceia um instrumento para triturar pessoas, e mais uma séries de estruturas metálicas mais altas que um homem e mal se tocava nela faziam chover ferrugem por cima dos olhos tentando-os cegar constantemente, mas que medonho. E se pensam que acabou aqui estam muito enganados... havia também esferovite, muita esferovite, à espera do Super Irritante para esfregar uma na outra e fazer ruidos ensurdecedoures e bastante xatos. E depois havia o frigorífico. Ah... o frigorifico, que emanava um odor suave a CFC's que ambientava a "sala" e daí dps o anuncio: fragrancias que mudam o Mundo" só n dizem q é para pior...
Aquele lugar permanecia em estado de sítio, de constante batalha mas a limpeza mostrou-lhe como e q era e se calhar já pode ser usada... para o quê não faço ideia, mas pode ser usada.
Não, não é esse o pavilhão! Neste aqui ninguém tem tempo para fazer crochet!
Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. » »
Enviar um comentário