27 setembro 2006

REPORTAGEM DO REPÓRTER ESTRÁBICO: A MINISTGA E AS GAPAGUIGAS DA CAPAGUICA

REPÓRTER ESTRÁBICO - A senhora dona Lurdes, sinistra da educação, perdão, ministra da educação, que tem umas quantas ideias para ajudar as escolas problemáticas, fez uma visita-relâmpago a uma EB, conhecida pelas elevadíssimas taxas de insucesso, violência e abandono escolar. Em conversa prévia com os professores desta escola, apercebi-me do seu notório optimismo: é gente capaz de encontrar sempre o lado positivo nos piores desastres; conseguem, mesmo, ver o «abandono» dos alunos de uma forma positiva: quantos mais alunos abandonarem - dizia-me um -, menos porrada os professores apanham; enfim, é o «sucesso» possível... Trata-se de uma escola da Caparica. Aqui fica, em primeira mão, uma reportagem do discurso que a senhora dona Lurdes atirou aos alunos.

PRESIDENTE DO CE - Venha, venha, dona ministega, guionimos um guegupo de alunos paga a senhoga lhes falague. Estão à sua espega. É gapaziada aqui da Capaguica, sobguetudo gapaguigas, são até conhecidas pelas gapaguigas da Capaguica...
DONA LURDES - [Bolas! Esta mulher precisa de um tradutor! Ah, cá estão eles. Bem, vou mostrar aos professores do país o que é falar aos jovens]. Olá! Tudo numa boa!? Há para aí quem pense que estudar é uma maçada, é uma seca! [Os senhores professores estão a seguir-me? Aprenderam a lição? Estão a ver como eu utilizo palavras que eles entendam? Assim é que se fala aos jovens...]
GAPAGUIGA 1 - «Seca»!? Que é que isso quer dizer? Qual é a da cota?
GAPAGUIGA 2 - Sei lá! É mesmo palavreado de cota, o meu avô às vezes também usa, diz que eu sou uma «seca»...
DONA LURDES - Ora estudar não é nenhuma seca. Pode ser muito bom. E mesmo divertido. Digam-me lá: quem é que não gostava de ter um cinco a matemática, por exemplo? [Ponham os ouvidos em mim, vejam como é que se motiva a estudantada. Os professores têm tanto que aprender comigo...!]
GAPAZ 1 - Um «5» a matemática? Para quê? Só se for para vender.
GAPAGUIGA 3 - Esta cota é que é a ministra? O que é que ela tá p'ráli a dizer?
GAPAGUIGA 2 - Está a dizer que os professores de matemática vão ter de nos dar «5» a todos. Eu quero isso! Quero o meu «5» já.
GAPAZ 2 - Ah, a mim, o meu profe de matemática já me dá «5». Ele sabe que se não tenho «5» marcado na pauta, fica ele cos meus 5 dedos marcados na tromba!
GAPAGUIGA 1 - Mesmo assim é boa ideia. 5 pra todo o pessoal? Que fixe!
TODOS - Viva, viva, viva a ministra, viva!

DONA LURDES (comovendo-se) - Estão a ver? O que é preciso é falar a linguagem deles. Espero que os professores do país tenham, uma vez mais, aprendido alguma coisa comigo.
PRESIDENTE DA CE DA ESCOLA BÁSICA DA CAPARICA - Pagabéns, senhoga dona ministega! Guialmente, nunca vi esta gapaziada tão aléguegue!

Sem comentários: