15 dezembro 2006

UM INQUÉRITO QUE ERA UMA VERGONHA

Aconteceu com uma turma de sétimo ano. Era a última aula antes das férias do Natal. Pensávamos que íamos ter uma aula de avaliação, mas fomos, eu e eles, surpreendidos por um inquérito provindo do Ministério da Saúde, que se destinava a um estudo sobre a droga nas escolas. O INQUÉRITO, ele próprio uma droga, não era um inquérito qualquer, era confidencial e devia ser preenchido no mais absoluto silêncio e anonimato. Devia, mas não foi. Só quem não sabe o que anda a fazer podia ter feito um inquérito deste calibre.

- Tão grande? Mas isto vai levar a manhã toda! Anonimato? Stôra, o que é isso?!
- Mas o que é que eles têm a ver com isso? Para que é que querem saber isto?
- A minha mãe disse que nós não devemos responder a estes inquéritos sem autorização dos pais… Mas deixe estar, eu faço na mesma.
- Eu conheço góticos mas não me dou com eles, também não os rejeito, o que é que ponho?

- ColdPlay é o quê? É rock?
- És burro, meu! É punk! Como é que se escreve R&B?
- O que é um “rasta”?
- O que é uma rave? E uma “festa trance”?

- O que é que eu ponho aqui? Quando vejo uma pessoa fumar não a rejeito, não me afasto mas não tenho desejo de a ajudar. Porque é que havia de a querer ajudar?!
- Se estou com pessoas que “fumam cannabis”?! Eu sei lá o que é que eles fumam!
- “Com que frequência consumiste esteróides anabolizantes (bombas, decas, etc)”? Eu já fiz uma bomba, sabe como é que fiz? Cortei as cabeças dum monte de fósforos, embrulhei em papel de alumínio, acendi um fósforo e aquilo fez um ganda estardalhaço!
- Eu também, eu também! Já experimentei fazer bombas no Carnaval.
- Tas parvo? Mas não as consumiste! Não se consomem bombas!
- Mas fui eu que as fiz! Não sei é onde é que ponho: “menos de 1 vez por semana”, 1 a 2 dias por semana”?


- Uma vez fui com o meu pai tomar café e ele pediu um daqueles copinhos pequeninos com uma coisa que parecia água. Eu engoli aquilo duma vez e depois vomitei. Devo por aqui que consumo bebida alcoólica “nunca” ou “menos de 1 dia semana”?
- Eu bebo um shot por semana, mas isso não dá pra beber até ficar embriagado.
- “Quando estás com pessoas embriagadas sentes repulsa, vontade de ajudar“? Destas todas? Simpatia, claro! As pessoas quando estão com os copos são tão engraçadas.

- A minha mãe tem o estrelato mas aqui só tem “licenciatura”, “mestrado” e “doutoramento”, onde é que eu ponho?
- Para que é que eles querem saber se “o meu pai está sempre a mudar de assunto quando eu tenho alguma coisa para dizer”?
- Eu não tenho que responder a isto, pois não? “Diz com que frequência o teu pai (ou substituto) insulta a tua mãe”.
- “Diz com que frequência a tua mãe (ou substituta) bate no teu pai”. Eu não vou responder a isto. A partir daqui ninguém tem nada com isso. Bora bazar! Pessoal, não façam mais nada.

-Stôra, como é que se fecha o envelope? Esta fitinha tem que se tirar ou é com cola?

1 comentário:

Ana C Marques disse...

Adenda ao post:
Este relato não é fruto da imaginação.