19 janeiro 2007

ZÉ ABREU: O SENHOR AZUL VAI À EXPOSIÇÃO DO SENHOR AMADEO

Ora muito bem. Devo dizer que, por uma vez, me sinto profundamente grato ao senhor azul, que fez o sacrifício de ir àquela exposição de mamarrachos e, não contente com isso, postar algumas reproduções das pinturas horrorosas, para evitar cairmos na asneira de lá ir. Eu não corria perigo, claro: nunca iria a uma exposição de pintura quando tenho lá em casa um quadro, muito bonito, com um menino a chorar à lua. Mas até o meu primo Aristides, que é um intelectual, isto é, um indivíduo de óculos e com caspa, olhando atentamente para as pinturas que o senhor azul postou, detendo-se muito numa, entretanto retirada, cujo título é «A Minha Mãezinha», não conseguiu evitar o seguinte comentário: «Apre! Que o Amadeo tinha uma mãezinha muito feia!» Mas, graças ao senhor azul, o primo Aristides, que não é exactamente um primo, é primo de um primo, é o filho da Ermelinda coxa que, essa sim, era a irmã do tio Joãozinho sportinguista, pai do Miguel do restaurante que fica na praceta da Rosa, ao qual se vai pela Infante Santo acima, antes de se chegar ao Jardim da Estrela, voltando na terceira à esquerda, bem, dizia eu que graças ao senhor azul o «primo» Aristides evitou a estopada das pinturas.
Claro que, para quem leia apressadamente, fica-se com a sensação de que o senhor azul apreciou os quadros. Mas leiam melhor. O que ele apreciou verdadeiramente na exposição, foi ver um ministro na fila. E aposto que o dito ministro estava lá muito para trás na fila, atrás do próprio senhor azul, se não, não teria tido tanta piada. O senhor azul até nos explica que isto é que é democracia: os ministros irem para a fila. Claro que, deste ponto de vista, a nossa democracia é um bocado atrazadota, não é como na Suécia: nas verdadeiras democracias, os ministros vão para a fila do pão, do leite, da fruta e dos jornais se querem saber o que se diz deles na imprensa. E para a fila do eléctrico e tudo. Nas democracias a sério, há sempre um ministro qualquer numa fila qualquer. Mas não perdi a esperança: ainda hei-de ver a ministra da educação na fila para se aviar de uma bifana na minha rulote!

11 comentários:

Anónimo disse...

Eu preferia ver a ministra na bicha para o Centro de Emprego!

Lara Croft disse...

HAHAHA! Muito bem visto, Rainha!

E caro Zé Abreu, a sua divagação sobre os ministros e as bichas está excelente!

PLANETAZUL disse...

Como são bons os conselhos de mãe!!!

PLANETAZUL disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
PLANETAZUL disse...

Como é bonito os bons filhos seguirem os bons conselhos da mãe!!!

Anónimo disse...

Agora vou dar uma de abelha maia:
quais filhos? Quais conselhos? Qual mãe? E quem são os bons?!
Alguém me faça um desenho!

Lara Croft disse...

Eu também sei uma: "Duas mães e duas filhas vão à missa com três mantilhas." Que tal? Também é boa!

Anónimo disse...

É verdade que não se percebe à primeira esta série de comentários do senhor azul. Mas suponho que ele se está a referir aos conselhos que a mãezinha do senhor amadeo e lhe terá dado e que ele, infelizmente, não seguiu: «Ó filho, não vais nada ser pintor, que isso não dá e já se viu que não tens jeito nenhum. Segues informática e pronto!» O ignorante do meu sobrinho diz que não havia computadores no tempo do senhor amadeo. E então!? A mãe não podia aconselhá-lo a seguir informática quando houvesse computadores??? Chiça! Este putos!

Gil Duarte disse...

Releio o texto. E de repente...! Mau, mau, mau! Espero, com toda a sinceridade, que não tenha havido interpretações que não me passaram pela cabeça!!!

Anónimo disse...

Lara,eu conheço a resposta para essa adivinha!Quando quiseres divulgar a solução,é só dizeres que eu explico.Assim mto. bem explicado e com mtos pormenores, de modo que até a abelhita (e outros que tal...) vai perceber...

Abelha Maia disse...

hã??