08 fevereiro 2007

A PLATAFORMA MÍNIMA

Ontem, a eslav abriu as portas sob uma espessa camada de fumo. Porquê? Porque era dia de um referendo muito especial, subordinado à pergunta: «Concorda em expulsar os fumadores desta escola, sim ou não?», de modo que as centenas de viciados não faltaram à chamada. Uns, vinham dar a sua opinião; outros, vieram porque lhes pareceu que seria uma boa oportunidade para cravar um cigarrinho a alguém. O ambiente aqueceu.

No fim das reuniões de Departamento, onde se discutiram diversas posições, podia ver-se ainda um grupinho de pessoas que não queria pôr de modo algum fim à conversa. (As boas conversas são como os cigarros, acendem-se uns nos outros).

OBSCURA ANUNCIAÇÃO (gritando muito, como sempre) - POIS EU NEM SEQUER PERCEBO POR QUE É QUE AINDA HÁ FUMADORES. ESTÁ CIENTIFICAMENTE PROVADO QUE TODOS OS FUMADORES ACABARÃO POR MORRER. ISTO É MESMO CIENTÍFICO, HEIN?

MADAME (sarcástica) - Ai sim? E os não-fumadores, não morrem também?

OBSCURA ANUNCIAÇÃO - SIM, MAS POR CULPA DOS FUMADORES. PORQUE, NO FUNDO, TODOS OS NÃO-FUMADORES ACABAM POR SER VÍTIMAS, SOMOS TODOS FUMADORES, UNS ACTIVOS E OUTROS PASSIVOS.


JUJU (dando, uma vez mais, mostras do seu sentido de oportunidade, a sua verdadeira vocação para dizer a coisa certa no momento certo) - Ah!

MADAME - Cá por mim, só quero que se cumpra a lei. Nem mais nem menos do que isso. A lei. Onde a lei está, aí estou eu. (Entra num êxtase de quase um minuto, pensando na lei). E o que é que a lei diz, o que é que diz? Que se proíba o fumo em locais públicos, sim senhor, DESDE que se reserve uma sala para os fumadores poderem fumar à vontade. Ora é isso que tem de se fazer. Eu até proponho que a sala reservada para os fumadores seja a sala de professores. Que se transforme a sala de professores, em suma, num espaço de fumo. Um espaço assumido, sem vergonhas...

OBSCURA ANUNCIAÇÃO (baixando o volume de voz, penso que por efeito do espanto) - Essa agora! E os não-fumadores???

MADAME - Ai, isso não sei. Nem me interessa. Só me interessa a lei. Que eu saiba, não há nenhum artigo na lei que estabeleça a obrigatoriedade de haver também uma sala para não-fumadores. Eles que vão para onde quiserem..!

PLANETAZUL (conciliador) - Mas olhem, acho que devíamos, apesar de tudo, tentar uma plataforma mínima. Se não, estala uma verdadeira guerra civil na escola. Um entendimento mínimo entre fumadores e não-fumadores. E acho que uma boa base de entendimento poderia ser: caramba, há coisas muito mais feias do que fumar!

(Entretanto passam, ao fundo, o Pochato e a sua pochete; a Xaxão Baticha e o seu último chapéu;e mais umas pessoas com umas coisas de que não me lembro tão bem, umas botas texanas e assim...)

TODOS EM CORO - Ah, isso é verdade. Fumar é feio, é, mas ele há pior, isso há...

2 comentários:

Anónimo disse...

Viva a smokecracia!
Viva o burro lindo!
Viva eu!

Abelha Maia disse...

hum!