26 março 2007

SINDROMA RECAUCHUTADO

Sindroma não parece o mesmo.

Explicaram-lhe, (im)pacientemente, que não pode andar no blogue a ofender gente. Sindroma percebeu.

Mas, como subsistiam dúvidas sobre o que pudesse ser considerado «ofensivo», principiou por elaborar uma lista clarificadora, com tudo aquilo que não deve ser escrito de maneira nenhuma: que temas, que histórias, que coisas terão de ser definitivamente banidas.

Assim, por exemplo, para começar pela letra «a»: «atraso». Atrasos sistemáticos de certas pessoas? Ui, brincar com isso é ofensivo. Já não lhes basta não chegarem a horas, o que é chato, ainda vão ter de aturar tipos a gozar com o facto!? Essa entrada não é aceitável.Essa entrada tem de sair.
E que tal «Mamão»!? Ena, pá, essa é grave; essa é claramente grave! Fora com ela.
E «Tabaco»? E anti-tabagismo? E fumo? E as últimas medidas do Pedagógico relativamente ao fumo na escola? Cala-te boca, nem sabes no que te estás metendo. Enlouqueceste, Sindroma??? Isso nunca.

Mas talvez este método não seja o mais indicado. Hum!? Porque, se vamos por aí, arriscamo-nos a chegar à deprimente conclusão de que tudo pode ser tido por ofensivo. Mesmo as coisas mais inócuas.

Querem ver exemplos? Se eu disser «sino», bem!, à primeira vista nada há de ofensivo na palavra: mas se uma colega (que não identifico, Deus me livre!) partir do princípio de que me estou referindo a um casaco que ela tem e com o qual parece um sino, torna-se logo uma ofensa.
Se eu disser «máquina de costura», estou a ofender alguém? Se o fantasmadaopera me estiver a ler, com certeza que vai pensar que sim...

Sindroma decidiu-se por um outro método.
Nunca seria possível construir a lista de tudo aquilo que pode ofender.
Teria de se fazer, isso sim, a exclusão das pessoas que se melindram facilmente, daquelas que se ofendem de imediato: umas porque não levam a bem que as caricaturem, como se fosse um desrespeito não se reparar no facto de serem já caricaturas; umas porque fumam e não querem que lhes lembrem que estão a fazer mal à saúde; outras porque não fumam e têm inveja de não ter saúde para aguentar um cigarrinho...
A partir daí, estabelecer os resistentes, os que poderão ser gozados, os que não se importam, os que têm as costas largas e sentido de humor, os que têm poder de encaixe e de rir de si mesmos.

E Sindroma, de exclusão em exclusão, completou finalmente a lista daqueles que pode gozar impunemente, sem receio nem escrúpulo.

Sindroma avisa já. Irá restringir-se a esses, mas tratará de os demolir. Sem medo. Sem pudor. Será escarninho, sarcástico, maldoso, até. Atenção, pessoas da lista. Esperem tudo de Sindroma.

Onde está a lista? Perdi a lista? Ó diabo! Não me digam que vou ter de refazer tudo de novo. Não, ei-la, ei-la, ahahahaha, tremei, tremei, objectos do meu futuro gozo.


Eis a lista:

POCHETE!!!

Treme, pochete. Não te pouparei!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Aproveita Sintoma que ele agora está pelo menos uma semana de costas. Mas depois... ai depois.

Anónimo disse...

Gostava de conhecer a lista! Estará no malfadado desaparecido "carnet" de Madame? Vou ter que me esforçar um pouco mais para resolver este enigma!...