17 janeiro 2007

POST PARA UMA ABELHA, SEM DESENHOS MAS COM INSTRUÇÕES

Querida abelhita:
No post da Elastigirl, a uma dada altura aparecem umas letrinhas a dizer "Mozilla Firefox". Estas letrinhas aparecem a uma cor azul (ou roxa, se já lá tiveres clicado em cima) e sublinhadas. No entanto, se passares em cima delas com o rato - oh maravilha das maravilhas! - mudam de cor para verde! Extraordinário, não é? Nesta altura, deves clicar em cima das mesmas letrinhas (com o rato) e serás dirigida, através da auto-estrada da informação, para o site (em português, sítio) do dito Mozilla Firefox. Este não é mais do que um browser, ou seja uma ferramenta semelhante ao Internet Explorer, que te permite navegar pelos vários sites (em português sítios) da internet. Terás então que fazer o download deste programa e instalá-lo (é favor seguir as instruções que vão aparecendo no ecrã, ou seja, basicamente ir dizendo que sim a tudo o que te é pedido). Bom, chegamos à altura em que deverás passar a navegar na internet usando este programa (o Mozilla Firefox) em vez do habitual Internet Explorer. Para isso deverás abri-lo, em vez de abrires o Internet Explorer. Bom. Estou cansada. Para abrires o dito Mozilla, é olhares para o teu ambiente de trabalho: deve ter lá aparecido um ícone que tem o desenho de uma raposita enrolada numa bola, que representa o planeta Terra. Mas representa também um atalho para o Mozilla Firefox. Clicas lá com o rato. Abre-se o Mozilla (o funcionamento é parecido - eu disse parecido - com o do Internet Explorer). Nesta altura deves seguir para o site (em português, sítio) do blogue da ESLaV. Escreves lá em cima, numa barrinha: http://www.eslv.blogspot.com - e aparecerá o blogue! Olhas para o post da Elastigirl. Vês lá um desenhito com um boneco azul com uns chifrezitos e com umas letras azuis a dizer "Yakalike" sobre um fundo branco. Clicas lá com o rato. És transportada para o site (em português, sítio) do dito Yakalike. Registas-te. Sacas o programa. Fechas o Mozilla. Abres o Mozilla. Agora, atenção: olha para o canto inferior direito do teu ecrã. Está lá escrito Yakalike? Se não estiver, pede a um professor de EV que te faça um desenho. Se estiver, clica lá em cima com o rato. Abre-se uma janela. Entra o nickname à tua escolha e a password. Carrega (com o rato) em Login. Já estás na sala de chat do blogue! Parabéns! Não está lá ninguém? Podes dizer qualquer coisa à mesma, não te inibas!

21 comentários:

Ana C Marques disse...

Bem abençoada explicadora! Desenhos para quê, abelha? Qualquer problemazinho, chamas a Lara, mestre no disparo mas não só!

Abelha Maia disse...

mas...e há tantos bichos perquê?!ratos, raposas, ícones...vou experimentar apesar de me ter perdido ali para os lados da barra de ferramentas pq eu só tenho mm é alicates, esses contam?

Abelha Maia disse...

acabei de fazer 1 curso intensivo, em dezanove passos, de como abrir e fechar janelas, debicar ou clicar bichos ou o k é!agora vou experimentar, p ver se assimilei conhecimentos p dp os aplicar em novas situações, topam??!!!

Abelha Maia disse...

obigada croft, se ouvires 1 explosão fui k rebentei com o meu pc, é k eu não sei manipular explosivos tão bem como tu...

Abelha Maia disse...

croft, não consigo passar do passo 11, sacar programa!vou desistir por hoje, tenho k trabalhar senão o patrão despede me!!!adios

Ana C Marques disse...

Como é que fazes um curso intensivo de dezanove passos em dois minutos?!?!

Ana C Marques disse...

Como é que fazes um curso intensivo de dezanove passos em dois minutos?!?!

Ana C Marques disse...

Vê lá se queres que pergunte outra vez

Lara Croft disse...

Abelha! Estás quase! A partir do passo 11 isso é canja. E já não explode, garanto!

Anónimo disse...

Perdi-me no fim da primeira rua à direita, no cruzamento com?!... Não sei onde estou!

Anónimo disse...

Sai mais um desenho, agora é um distraído e ainda por cima crónico, não nos faltava mais nada...

Gil Duarte disse...

Obrigado, obrigado, obrigado pela tua solidariedade com todos os toscos, Lara! Foi muito bom teres escrito este post. Não é que eu tenha entendido alguma coisa, mas a solidariedade sempre me aquece a alma...

Gil Duarte disse...

Além disso, tenho a vaga intuição de que te esforçaste muito para simplificar. Isto deve estar muito simpes! (Infelizmente, aind não é suficiente para a abelhamaia e para mim)

Lara Croft disse...

A tua intuição, Sindroma, é, eu diria, apesar de vaga, bastante apurada... hehehehehe...

Gil Duarte disse...

Mas não sou tão parvo como isso. Percebi perfeitamente as indirectas, por exemplo, a tua referência à sala de chatos - era a sala de professores, certo?

Ana C Marques disse...

Para quem precisa duma ajudinha extra: Primeiro há que esclarecer uma dúvida. Ou duas:
Uma coisa é o Google - é um motor de busca que funciona na www.
Outra coisa são os browsers - software utilizado para aceder a diversos sítios, principalmente à internet ou ao próprio computador.
O Internet Explorer ou o Firefox, conforme explicou a Lara, cumprem basicamente as mesmas funções. Ambos têm os favoritos, portanto, toca a adicionar o endereço do blog.
Pode usar-se um ou outro para aceder ao blogue da escola, para ler, comentar, disparatar.
(Pelos vistos nenhum dos que certas pessoas têm dá para postar, atendendo a que os escreventes no blogue são sempre os mesmos...bem, isso não interessa agora)
Mas o Yakalike só funciona no Firefox e depois de instalado, aparece no canto inferior direito do browser, não, não é ao pé das horas. Para o activar basta clicar uma vez em cima, com o rato. Podem experimentar passar a raposa, como sugeriu a abelhamaia mas o resultado é imprevisível.
Não perceberam porque é que escrevi isto? Nem vos interessa.

Lara Croft disse...

HA! Fiquem sabendo que o Ferreiro Rocher já instalou o yakalike. Estivemos na sala de chat (de professores, portanto). Ora tomem.

Lara Croft disse...

E para ti Ferreiro Rocher, um Baci.

Gil Duarte disse...

Ah, bom, agora sim! Uma coisa é um motor, outra é um browser. Então era por causa disso que eu não ia lá. Agora, continuo a não ir lá, mas já sei que um motor não é um bowser.

Se eu vir esse tal de Yakalika por aí parto-lhe a tromba!!!

(Mas olha lá, Lara, tiveste a falar com o ferreiro? Sabes quem é ele? Contas-me no próximo almoço? Ou, pelo menos, se eu te der uma lista de nomes, cofirmas ou desmentes???)

Lara Croft disse...

Francamente, Sindroma. Aqui neste burgo, o Ferreiro Rocher é... o Ferreiro Rocher. É claro que no próximo almoço podemos especular um pouco sobre o assunto :)

Anónimo disse...

Façam um litle inquérito dos que foram à guerra.......na eslav não devem ser muitos....digo moi......um sei quem foi...e não gosta de falar disso....até ouvi dizer que foi dos especiais..daqueles que nos dias de hoje aparecem na TV de gorro enfiado para não se ver a cara.... e como deu muitos tiros não quer mesmo falar....tenho um sentido que é esse mesmo...até tem livros publicados...................AH também tem a pera de marinheiro...terei acertado??''.