08 abril 2007

UM POST SEM SUBSTÂNCIAS NOCIVAS

Ansioso por ser um verdadeiro super-herói, sempre do lado do Bem, nunca do lado dos que achincalham gratuitamente, greenlight decidiu hoje, Domingo de Páscoa, não se meter com ninguém. «Vou simplesmente falar da minha família. Olha, da minha filha...», pensou.

Este é um escrito anódino. Que se desiludam, pois, os que esperam um post de greenlight para irem a correr lançar intrigas, «Já viste? Já leste hoje aquele nojo? Não? Então não leias, que é melhor para ti. Não digo mais. Não, não me faças falar, não senhor, é melhor ficarmos por aqui... ai ai, não me puxes pela língua...! Queres saber? Queres mesmo? É que ele se refere a ti...! Sim, sim, e nem se deu ao trabalho de disfarçar o teu nome... não leias, não leias, não vale a pena, ficas mal com certeza... eu conto-te tudo... isto é, se tu me forçares, porque eu, bem sabes...»

Não. Este é um post inocente. Sobre a minha filha. (É greenlight quem escreve, daí a a primeira pessoa).

A minha filha tem já dezoito meses e não fala. Há quem, à minha volta, se preocupe com o facto. Eu não. Percebo-a perfeitamente. O silêncio insistente, que noutras crianças é sintoma de silêncio, na minha filha é um sinal evidente de inteligência. Falar para quê? Dá muito trabalho; basta-lhe apontar para o que quer: outros que falem por ela, que falem acerca dela: «Será que está a pedir água, será que está a pedir sopinha?» ou «Vá, filha, ao menos diz: Mamã! É fácil: Ma-mã!»

Parece-me, pelo contrário, um sinal tranquilizador de maturidade numa criança tão pequena. A menina é precoce. Se não for entretanto desencaminhada no seu percurso, se continuar o seu aperfeiçoamento, um dia atingirá o grau supremo da sabedoria, o nirvana, que consiste em nada dizer, em nada fazer: esse mergulho no nada, esse total esvaziamento, de que temos, aliás, um mestre na escola, que não interessa referir quem seja, e que é o senhor fantasmadaopera!

Boa Páscoa.

6 comentários:

Lara Croft disse...

Greenlight, é óbvio que ainda não pediste à tua filha para dizer: "Ben-fi-ca". Experimenta lá e depois conta-me... :)
Boa Páscoa!

Anónimo disse...

Olha lá!Não tens uma roupinha para estender? Umas prateleiras para limpar o pó? Um chão para aspirar?
Arranja uma vida! Bem sabes que só se dedica aos escritos quem não tem nada para fazer.

Anónimo disse...

Já não precisas de fazer "cantigas de escárnio e maldizer". Basta escreveres (nem que seja sobre a tua silenciosa filha) para que alguém se sinta incomodado e te mande "estender roupa"!... Conclusão: o simples facto de existires e manifestares essa existência, incomoda muita gente. Quanto a mim, obrigado por existires, ou como se diz na minha terra "bem hajas" (que até agora não tens tido sorte nenhuma).

Anónimo disse...

Zorbas, não fales daquilo que desconheces.Sabes lá a quantidade de "roupa suja" que o pobre tem para lavar!

Anónimo disse...

tenho uma pergunta a fazer, e aínda que nao seja sobre esta entrada, é sobre este blog.
Gostava de saber se só os professores da ESLaV sao colaboradores deste blog....
de um aluno :)

Administrador disse...

Caro aluno anónimo: participa neste blogue quem recebe convite para participar; para isso, é necessário conhecer o endereço do interessado. O que é dificil fazer em caso de anonimato.