21 novembro 2007

MAUS EXEMPLOS

A Encarregada de Educação bufava toda a sua indignação, perante a DT.
ENCARREGADA - Pois é como lhe digo. Abriram ali em frente da escola um McDonald's.
DT - Ai sim?!
ENCARREGADA - Só gordura! E aquele ketchup?! E aquelas batatas...? E que mau exemplo para os miudos da escola. Já reparou? Come-se com as mãos! Não há uma faquinha, não há um garfo, nada, nada...!
DT - É, não é?
ENCARREGADA - Estava então ali, a criticar aquilo tudo, comendo um hamburger que me deixou cheia de azia quando... que vejo eu...?
DT - Que vê a senhora???
ENCARREGADA - Um grupo de professores da escola. Veja lá! É verdade! Um grupo de professores da escola, que deviam dar o exemplo, comer bem, ensinar a comer, ali todos repimpados, cada um com o seu hamburger...! E um com ketchup a cair-lhe pelo queixo... um nojo, um nojo. Acha bem? A senhora acha bem?
DT - Eu...!
ENCARREGADA - Não pode ser, não é verdade? Professores, que dão o exemplo, ou que deveriam dar o exemplo, não têm o direito de ir comer a um McDonald's, a que os alunos têm acesso. Olhe, fotografei-os a todos! Tenho aqui fotocópias das fotografias... Tome, tome. Eu vou enviar isto ao CE. Que não pode ser! Queremos educar os nossos filhos, confiamos nos professores, e descobrimos que eles vão ao McDonald's a que os alunos também têm acesso?
DT - Mas...
ENCARREGADA - Isto vai ter de mudar. E já viu isto? Se reparar bem, nessa fotografia aí, sim, nessa, nessa, está um dos professores a tocar gaita de beiços. Isto é exemplo, por acaso? Também vou fazer queixa, está claro! Os professores não devem tocar gaita de beiços, não é digno. Eles são um exemplo! Que diabo! Violino, violeta, ainda vá. Gaita?! E por que não ferrinhos, já agora?! Há que tomar uma atitude. Professor da escola onde anda o meu filho, não. Nem McDonald's, nem gaita de beiços, nem ferrinhos. Não é essa a imagem que...
DT - Mas oiça...
ENCARREGADA - Ainda bem que está de acordo. Eu sabia que podia contar com o seu apoio. Estes professores não se mancam. Quer uma batata frita, que eu ainda aqui tenho na minha mala? Trouxe molhos, quer pôr algum???

Sem comentários: