27 novembro 2007

ONDE É QUE JÁ AS VI?

As suricatas são uns pequenos mamíferos com pouco mais de metro e meio; a sua pelagem varia numa larga gama acastanhada. Têm garras afiadas, mas não tanto quanto os seus olhos, que nunca param. Uma capacidade curiosa que distingue as suricatas de outros animais, é a capacidade de se erguerem nas patas traseiras, facto que lhes dá um perfil curioso, vertical e perspicaz, muito diferente dos demais animaizitos que habitam a sua colónia, quase todos de porte maior. As suricatas são exclusivamente diurnas e definem bem o seu território, que defendem criteriosamente. A sua colónia é formada por indivíduos que gostam de se organizar em círculo. Dentro do grupo, as suricatas revezam-se nas tarefas de vigia, o que faz com que sejam um grupo atento, perspicaz e de um modo geral, bem informado. O sistema social das suricatas é complexo e inclui uma linguagem própria que parece indicar entre si, por exemplo, que um predador se aproxima. Quando isso acontece, as suricatas observam atentamente a presumível ameaça, rodando as cabeças, baixando os olhos e o volume do ruído que emitem; por vezes erguem-se nas patas traseiras, como quem diz "estava mesmo a sair" ou "vou ali, já venho".
Estudos mostram que as suricatas, quando se sentem ameaçadas, podem tornar-se conflituosas. Ao contrário, os elementos do mesmo grupo são amistosos entre si, dão beijinhos e abraços e cuidam a pelagem uns dos outros. São ainda capazes de angariar novos elementos para o seu grupo, ensinando-lhes os seus truques, num método semelhante à capacidade humana de ensinar.

3 comentários:

Anónimo disse...

Hummmm...! Sim, suponho que já as/os tenho visto...

Paula Thrombone disse...

Queridas! Ficaram lindérrimas na foto! Gostava que as tivessem apanhado de frente, porque tenho dúvidas acerca de algumas identidades. Para a próxima, levem igualmente as vossas melhores pelagens que vos ficam a matar, mas por favor, virem-se de frente para a câmara!

zorbas disse...

Está tudo a corrigir testes?!...
Nem uma notícia, nem uma fofoca, nem uma observação, nem uma história...
Eu sei que andamos todos cansados com as 24 horas na Escola, mas não exageremos: é por semana, não é por dia!