29 setembro 2010

PRIMEIRA REUNIÃO DIGNA DE MENÇÃO NO INÍCIO DO ANO LECTIVO 2010/2011

Numa escola, o início do ano lectivo deve ser marcado por certa reunião decisiva, em que se ponham os pontos nos ii.
Na escola PJAL, 2010/2011 principiou com uma reunião inesquecível: o pequeno-almoço de elastigirl, lara croft, abelha maia, pv e sindroma.
Os conspiradores escolheram um café «finíssimo» (palavras de pv) situado, porém, «numa zona de alto risco» (palavras de pv). Ou seja: «Uma ilha paradisíaca no interior de um ghetto» (palavras de pv).
Sábias palavras.

Cada um no seu carro, os conspiradores estão com receio de sair para se dirigirem ao local. É que se vêem, por todo o lado, alunos da PJAL. Bonés, argolas, telemóveis (furtados, certamente), navalhas de ponta-e-mola. Atiram-se para cima de viaturas, numa vozearia assustadora. Meu, isto é pessoal da pesada! Parece que se está numa sala de aula!
E não é tudo. O ambiente é pior do que eu possa aqui descrever. Sei que me não acreditarão, mas andam também por ali alguns professores da escola.

Elastigirl, lara, pv, abelha, sindroma saem das viaturas a correr, fazendo atenção aos tiros perdidos. (Nada pior, parece, do que um tiro perdido que seja encontrado!)
Entram, suspirando, resfolegando, encostando-se às paredes, rindo nervosamente. Sentam-se.
A conversa tem início.
ABELHA MAIA - Eu penso que este lugar, como ponto de encontro, tem os seus inconvenientes.
Pv tem um tique. Qualquer coisa que se assemelha vagamente, muito vagamente, a um encolher de ombros.
ABELHA MAIA - E tu, escusas de me encolher os ombros! Não te admito, ouviste? Se não concordas, calas-te. Já sabes que, comigo, é assim: não concordas, calas-te. Pronto, estás a ver? Já fiquei nervosa. Agora chorava! Quando fico nervosa começam logo a doer-me os trapézios.
PV [tentando fazer humor, para desdramatizar] - Os teus trapézios? Ahaha! E quais são eles, O Chen e o Cardinalli?
SINDROMA [mesmo estúpido, mesmo «gajo», mas genuinamente impressionado, coitado!] - Eh, pá! Vocês são mesmo cultas, c'um raio! Eu nem sabia os nomes técnicos dos trapézios nem nada. Faz-me bem andar convosco... sempre se aprende alguma coisa...
LARA CROFT [chamando o empregado] - Olhe, fáchavor. Eu precisava de ir aux toilletes lavar os dentes. Estou aqui com este aparelho nos dentes e entrou-me uma migalhinha. O senhor Fáchavor diz-me onde são os toilletes?
SENHOR FÁCHAVOR - Quer ir onde? Hã?!
LARA CROFT - Aux toilletes!
ELASTIGIRL [numa pirueta de ligações temáticas, que ninguém conseguiria seguir] - Ela quer dizer ao sítio onde vai o senhor Mel Brooks, quer dizer, o que fez o Jesus Christ Superstar!
SENHOR FÁCHAVOR - Ah! Ó banheiro, carago! Pois era prechijo dijer logo, ca gente não adibinha, carago. Pois o banheiro é lá fora. É ali aquela casinhota em madeira!
Lara Croft tem de ir. É uma higiene nervosa, neurótica. Pega nas armas. Sai a correr. Ouvem-se tiros.
Os outros não saem. Nessa manhã, preferem não ir dar aulas. Muito perigoso, muito perigoso!

Sem comentários: