27 abril 2006

REUNIÃO DO DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS MORTAS E SEMIVIVAS PARA APRECIAÇÃO DAS MATRIZES

Dona Gungunhana - Mostra lá isso, vá lá, ó Geninha Vacondeus. Isto é que é a matriz com que tu vens à feira? Por favor! Oue nojo! Ó Geninha, isto não tem pés nem cabeça, desculpa que te diga. Sabes que eu sou muito frontal. Confundes «objectivos» e «conteúdos»?
Dona Vacondeus - Mas...
Dona Gungunhana - Sou muito frontal, tu desculpa, mas não posso calar-me. Fizeste o estágio ou quê? Olha que nem parece. Não leste «SEJA UM PROFESSOR CAPAZ DE ENQUADRAR TODAS AS SITUAÇÕES», que era a nossa Bíblia? Não leste «AS PEDAGOGIAS AINDA MAIS MODERNAS DO QUE AS PEDAGOGIAS MODERNAS»? Não leste o «COMO TORNAR UM ALUNO DE INSUCESSO NUM ALUNO DE SUCESSO - MUDAR OS TESTES EM VEZ DE MUDAR A POBRE CRIANÇA»? Não leste nada, não aprendeste nada?
Dona Vacondeus - Mas...
Dona Gungunhana - Que vergonha, menina. E isto? Isto que tens aqui sob a designação de «competências» não são competências. Ora bolas! Como é que defines uma competência, afinal de contas!? Estás a brincar? Anda, confessa que foi o teu filho de três anos que te fez esta porcaria...
Dona Vacondeus - Mas...
Dona Gungunhana - Isto é que são os «conteúdos»? Alguma vez? Então e aqui, nesta questão, pede-se uma «análise»? Como é que este tipo de tema permite uma análise? Onde estavas com a cabeça?
Dona Vacondeus - Ó Gungunhana, estás a confundir tudo. Nem fui eu que fiz esta matriz. Esta é a do 11º ano, não tenho nada que ver com isto...
Dona Gungunhana - Não? Hã? Não foste tu? Hã? Não foste mesmo...?
Dona Vacondeus - Foi a Monalisa.
Gungunhana - A Monalisa? Então e onde está ela, a Monalisa, para eu lhe dizer uma palavrinha? Não veio à reunião? Envergonhou-se, não?
Dona Vacondeus - Tinha um encontro com a ministra da Educação. Iam tomar chá.
Dona Gungunhana - Com a min...!? Tomar ch...!? Ch... chá!?? É que isto, assim como está, não pode passar. A ministra? Eu gostava de dizer à Monalisa que... aaah... dizer-lhe que, bem, isto não está mau de todo, está bonzito está, não é?, no fundo até está muito bom, muito bem feito mesmo, mas ela que depois não se esqueça de pôr o acentozinho nesta palavrinha, tá bem?

1 comentário:

Anónimo disse...

Melhor é impossível!!!...