Apresento-me: Gaspar Olhovivo, Detective privado.
Sigo, persigo, escuto (coloco, também, «bugs» invisíveis em telefones e mesmo em telemóveis), fotografo (casamentos, baptizados, festas de aniversário ou situações de infidelidade).
Sou um detective sério e a sério: uso chapéu de feltro, óculos escuros, impermeável.
Sou discreto. Tenho um jornal com dois furos para os olhos, que me permite espreitar sem que me topem. Mantenho algum sigilo. Não muito, mas algum. Pelo menos, tento não andar por aí a dar com a língua nos dentes.
Tm: 964 000 007.
Fui contactado por fonte ministerial «anônima» para investigar uma escola que se tem revelado altamente suspeita e que, de ora em diante, designarei pelo nome de código «A Velha é Linda».
Eis um dossiê com os casos que deverei aprofundar nos próximos tempos.
O primeiro ponto quente é: Quem é a extraordinária escritora assassina que se assina «Paula Thrombone»?
a) Saber que é dada à má-língua não adianta. Por aí, poderia ser praticamente qualquer elemento da escola.
b) Saber que é quase de certeza mulher (ficaria muito decepcionado se se descobrisse que não), também não ajuda: quase noventa por cento da escola seria suspeita.
c) Mas a investigação vai adiantada. Reconhecer que pratica um humor sensível, sempre na corda e sem rede, mas inteligente e perspicaz, elimina de uma assentada departamentos inteiros.
O segundo ponto quente é: Que anda a fazer o fantasmadaopera?
a) A trabalhar, parece altamente improvável, porque suspeita-se que ele não saberia como fazê-lo. As pessoas que eu interroguei engasgaram-se de riso perante essa hipótese.
b) A preparar uma nova colecção de caricaturas dos pobres colegas?
Finalmente, gostaria de assinalar o mistério dos mistérios: Que se passa nos SPO? A que se devem as últimas enchentes de alunos e de pais e Encarregados de Educação, que se diria uma estrada portuguesa em hora de ponta?
a) Estarão a oferecer prémios? Viagens? Chaleiras? Chapéus? Porta-chaves? (O ministério deveria ser informado, a ser o caso).
b) Haverá um surto de problemas mentais? Uma súbita desorientação em relação às saídas profissionais? Mas, sendo essa a razão, por que parece afectar só elementos do sexo masculino?
Irei enviando novas páginas para completar o dossiê, com sugestões, pistas ou respostas.
Eventualmente, outros pontos quentes poderão ser detectados.
Me aguardem, hein?
5 comentários:
Caro Mestre: Já agora investigue tb quais as intenções de 1 ostra (feia por fora mas com pérola dentro)que se move deslizando atrás de placards,com 1 atitude suspeita,e que parece ter adquirido nova energia,saltitando de mesa em mesa,qd,até há bem pouco tempo,se mantinha fixa na sua rocha de canto...
eh lá!!!esta precisa de descodificação...
ai..ai.mestre:quem será essa ostra? também preciso de descodificação...
Ui, que 66 tão pérfida!!! Ando a laurear a pérola, e então!? Será dor de cotovelo? Será dor? Será cotovelo? Será de?
O Detective Olhovivo que diga se tenho razão ou não: nunca confie demasiado no óbvio, Lullaby - 99% das vezes, o óbvio é inimigo da verdade...
Enviar um comentário