28 julho 2006

ZÉ ABREU: «TOU AQUI, TOU ALI»

Hoje, contrariamente ao que me é habitual, venho aqui manifestar a minha sentida solidariedade com o senhor azul e com a senhora dona lula espanhola, e dizer-lhes que partilho do seu sofrimento, a sua tristeza, o seu luto. Eu sei que eles, gente da cultura, sofrem muito: a senhora dona Maria João faz as malas para deixar o nosso ingrato país, em busca da merecida glória noutras paragens.

Quando ouvi dizer que a dona Maria João se ia embora, primeiro deu-me uma espécie de satisfação. Mas era engano. Pensava, de repente, que se tratava de uma outra Maria João, que canta com voz de bebé e não usa palavras, mas sons como «bala-balá» «piru kiru tico tico nheco nheco» e assim. Mas não. Essa, infelizmente, vai continuar por cá. O país não a maltratou devidamente e, por isso, teremos de continuar a gramá-la.

A que se vai embora é outra Maria João. A Pires: A Maria João Pires. Que toca piano e fala francês.
Eu sei que o senhor azul e a dona lula não estão em si. Porcaria de país!

A dona Maria João Pires escolheu o Brasil, o que se compreende perfeitamente, porque para estas coisas da cultura não há como o Brasil. É, aliás, para onde vão todas as pessoas com preocupações culturais, como a senhora dona Fátima Felgueiras. Na sua qualidade de exímia executante de Chopin e não só, entre uma praínha no Calçadão e um chope fresquinho no lugar da Tijuca, ouvindo um samba alegre (se conseguir escapar aos gangues de assaltantes aos tiros), está visto que não faltarão oportunidades à dona Maria João Pires. O Brasil é, realmente, um grande expoente da cultura. O país do Paulo Coelho, está tudo dito! Eu conheci lá um rapaz que até se chamava Chopin Cocó. Mas para verem como os brasileiros levam estas questões a peito, temendo que se pudesse achar que o seu nome fosse um desprestígio para o grande Chopin, o dito rapaz não descansou enquanto não mudou: chama-se hoje Chopin Chichi.

Sei que em Belgais, onde a dona Maria João Pires dinamizava um maravilhoso projecto, estão todos muito tristes. É verdade: o povo lamenta. Digo isto, porque até perguntei a uma senhora de Belgais, que me confirmou que lamentava, e muito!, dizendo: «Maria João Pires? Não, não conheço. Lamento muito!»

Sabem, eu sou sensível a esta questão. Eu também apresentei um projecto ao Departamento Cultural da Câmara de Figueiró dos Vinhos: era um projecto para um subsídio de forma a alargar a minha rulote de bifanas, recebendo rapaziada a quem ensinaria todos os segredos desta arte. E sabem o que me responderam? Que não era bem isso que entendiam por cultura! Valha-me Deus. Esta gente lerá alguma coisa, verá filmes, irá ao teatro? Perceberão alguma coisa de cultura?

Espero que reconsiderem. Se não, vou mas é para o Brasil.

Este país, culturalmente, não vale peva!

5 comentários:

PLANETAZUL disse...

Caro Sindroma relativamente ao texto apresentado apetece-me apresentar as seguintes considerações:
1º -Parabens pelo artigo que está muito bem "esgalhado".
2º -Sou Beirão e da zona de C.Branco.
3º- Conheço relativamente bem a obra de MJPires.
4º- Conheço "relativamente" bem a obra do Presidente da CM de C. Branco.
5º -A obra de MJPires nunca foi devidamente reconhecida pelo Sr Mourão (Presidente da CM de C. Branco)
6º- A obra de MJPires nunca foi devidamente reconhecida pela Sra Ministra da Cultura Dra Isabel Pires de Lima (apesar dos tais 65000 € que a Sra fala)
7º- Só quem nunca esteve em Belgais e conhece a zona de C. Branco de passagem a caminho da Serra da Estrela ou a caminho da casa de uma prima que resolveu ir viver para a provincia é que não está de acordo com a revolta da MJPires
§ último (até porque vou de férias amanhã para C.Branco)-Caro Sindroma até prova em contrário as "Marias Joãos ou Joões" fazem falta onde estão. (BOAS FÉRIAS E UM ABRAÇO).

Gil Duarte disse...

Estou perfeitamente de acordo, já agora. Não tenho nada que ver com as opiniões do Zé Abreu, que não partilho

PLANETAZUL disse...

Certíssimo...
A conversa é contigo porque não iria conversar com o Zé Abreu que nem sequer conheço... e não meto conversa com desconhecidos (conselho de mãe!).

Gil Duarte disse...

E boas férias, meu caro

Abelha Maia disse...

planeta tb estou em cb a zumbir com 1 calor abrasador e tu estas na piscina?