19 agosto 2006

ZÉ ABREU: ACERCA DAS INUTILIDADES DA GENTE CULTA

As pessoas que fazem gosto em ser cultas, como a dona trombone, a dona lula espanhola ou o senhor azul, têm sempre um prazer especial em falar de coisas que são perfeitamente inúteis.
Por exemplo, da sua estante. Aposto que o senhor azul tem no seu escritório prateleiras e prateleiras cheias de livros. Para quê? Por mim, prefiro sinceramente colar numa parede, em papel cenário, uma pintura realista de estantes com livros. O efeito é o mesmo. Já o que se poupa, é outra conversa...! E, atenção, o meu expediente também dá para tirar uma fotografia de «intelectual», com as estantes ao fundo como se fossem estantes a sério, eu com um cotovelo apoiado sobre o degrau superior de um escadote de subir aos livros lá das estantes mais altas - como faz o senhor Vasco Graça Moura...

Aposto, por exemplo, que o senhor azul (que não me fala, vejam bem, diz que um conselho de mãe é não falar a desconhecidos...! Finíssimo!!!) até é pessoa para ter pijama. Sim, sim, que a gente culta adora tudo o que não serve para nada. Um pijama. Uma vez, numa loja, havia uma vendedora que me queria por força impingir um, de listas, com um atilho nas calças, e tal. E eu perguntei, surpreendido: «Mas para que raio quero eu isso?» E ela: «É um pijama, ora essa!»; E eu: «Para que quero eu um pijama?» E ela: «Para a noite, claro!»
Até que tive de lhe explicar:
«Para a noite? Ó minha senhora, à noite eu... durmo!!!»

Gente fina? Pch!

4 comentários:

Anónimo disse...

atão à noite não tás na rulote a vender sandochas??

Lara Croft disse...

Tanta coisa para comentar neste post, mas reparem só na mente libidinosa desta Rainha... :)

Anónimo disse...

Um comentário por artigos, à «planetazul»:
1. A rainha de inglaterra, a própria, usa «atão» e «sandochas»???
2. Seja o que for que eu faça à noite, minha senhora, vender «sandochas» (e mesmo outras coisas), não o faço... de pijama!!!
3. Devo ser muito inocente. Também não percebo o que há de libidinoso em vender sandochas, menina Lara Couve.
4. Chamar «sandochas» às minhas bifanas é muito insultuoso. Quem não gosta, come menos, não precisa de chamar nomes...
4. Passo-me com esta gente fina.

Anónimo disse...

Caro Zé Abreu, este linguajar foi-me ensinado, a meu pedido, pela criadagem para que melhor possa comunicar com a plebe.