14 outubro 2006

CONVERSAS NO BAR (OUVIDAS POR GASPAR OLHOVIVO - OUVIDO FINO POR PARTE DA MÃE)

MARIUS - Bom dia, dona Luisa. Um abatanado, fáchavor.
LUÍSA - Oh, não, lá vêm estes com os abatanados. Estas manias pegam-se, caramba!
SÔ GONÇALVES (entrando no bar para tratar do seu próprio galão e da sua própria sande de chourição) - Grumble!
DOLORES - Bom dia, Luísa. Olá, Marius. Sô Gonçalves, passou bem?
SÔ GONÇALVES - Grumble! [Provando o seu galão]: slurp, chlep chlep, hum!
DOLORES - É um abatanado para mim, Luísa, sim?, e uma sande de paio.
JUJU (chegando) - E um abatanado para mim, se faz favor! E precisava que alguém me emprestasse um cartão de fotocópias porque não queria gastar do meu...
TERESA PRANTOS (chegando igualmente) - Boooom dia! Eu não quero abatanados, Luísa. Ando malzita...!
LUÍSA - Ora ainda bem.
TERESA PRANTOS - Que estou mal?
LUÍSA - Não, que não quer abatanados.
TERESA PRANTOS - Para mim é um cházinho de limão, estou um bocadinho desarranjada do estômago. E um pastelziho de nata, uma arrufadazinha com fiambre, um salamezinho de chocolate, uma bolinha de Berlim, mas veja lá, das mais pequeninas, se não, já sei que fico outra vez esquisita...
LUÍSA - Olhe, professora Dolores, o Sô Gonçalves arranja-lhe o que pediu...
DOLORES - Tudo???
LUÍSA - Sim, não foi um abatanado e...?
DOLORES - Sim, eu só não sei se ele sabe fazer tudo!
RAINHA DE INGLATERRA - Bom dia, povo. Um abatanado, por favor. E, ora bem, o que há-de ser...?
CHEFE LUCAS (com o seu ar de serviço, muito preocupado, de quem nunca mais dorme desde que, há mais de trezentos anos, se vem sucedendo a si próprio na presidência da escola) - Bom dia, bom dia para vocês, claro, porque eu já sei que o meu dia vai ser tramado. É um abatanado em chávena de bica para mim, Luísa, por favor.
LÚCIA - Bzzz bzzz bzzz bzzz bzzz bzzz bzzz [Baixam todos os ouvidos até aos lábios para tentar perceber o seu cumprimento, o seu pedido, os seus comentários, mas em vão]
MADAME (fumando cinco cigarros ao mesmo tempo) - Marius! Tens de entrar. Rápido! Vai lá, vai lá, estão a chamar para as AAA. É uma turma do sétimo.
MARIUS - Não posso, não posso mesmo. Vá o sindroma. Eu tenho de ir fazer o espantalho chinês para o «Ruralidades». E fiquei de pôr lá o galo. E a galinha com ovos à volta.
MADAME (nervosa, já com sete cigarros entre os dedos) - AAA! Quem é que vai!?
Desaparecem todos, com várias desculpas: projectos inexistentes, eternas coordenações, um chichi, Até já, até já!
LUÍSA - Ora bolas! Então estes abatanados todos, quem é que os vai tomar?
SÔ GONÇALVES - Grumble!

4 comentários:

Ana C Marques disse...

Lamento que neste momento presenciado e fielmente registado pelo Gaspar Olho Vivo-Ouvido Fino Por Parte da Mãe, não tenha entrado em cena a mãe de todos os abatanados da escola. Aposto que estava presa num qualquer armário que faltava arrumar no bome...

Anónimo disse...

Grumble!
Nesta Escola sou a pessoa mais comunicativa...
Sou o único que pega em bolos, croissants, pão de Deus, mil folhas, sandes de toda a espécie e vai aquela sala todas as manhãs dar de comer a uma corja de esfomeados onde alguns me ficam a dever 5 c~entimos porque não têm trocado e muitos deles nem obrigado dizem...corja!

Anónimo disse...

«Pega» literalmente...!

Anónimo disse...

Estes indivíduos ainda não perceberam que o meu objectivo é encontrar uma casita em conta, e um enprego em que só tenha que olhar para o ecran do computador e ler o jornal...