17 novembro 2006

NÃO HÁ FOME QUE NÃO DÊ EM FARTURA

Cansados de esperar por uma torradinha, um tosta mista ou qualquer coisa mais natural, alguns professores de carácter benfazejo, decidiram meter mãos à obra e pensaram: "se a escola não tem, nós temos!". Posto isto, proposeram-se oferecer àquele que é já um ponto de referência na escola – o bar dos profs – um conjunto de electrodomésticos, um set de bar, digamos assim, que eu também sou culta. Do dito set fazem parte, e destaco, uma sandwicheira e máquina de sumos. Os artefactos mais cobiçados por grande parte dos professores. Mas não uma máquina de sumos qualquer; mas sim uma máquina de sumos nem mais nem menos que naturais!
Cheia de boas intensões, Fafá Madapleno dirige-se ao C.Executivo. O chefe absorto em papéis e envolto numa nuvem de fumo pouco branco, parece não ouvi-la.
- Tenho uma tostadeira e uma máquina de sumos novinhas em folha. Posso trazer para dar ao bar dos profs.
Alelex aparece, impelido pela palavra "dar".
- Dar? Mesmo dar? Máquinas? Novinhas em fffolha? Mas que tipo de fffolha? A4?
Fafá Madapleno: - Deixa-te disso! Posso trazer? É que eu não preciso daquilo pra nada. E se a escola precisa...
Alelex: - É páá, tens que dar um tempo. Ainda agora lá puderam as tomadas. Deixa ver se aquilo se estraga…
Fafá Madapleno: - Mas não achas que podia ir trazendo? Aquilo lá em casa não está a fazer nada…
Alelex: - Aguenta mais um coche, a ver se organizamos aquilo melhor. A malta agora desata toda a trazer coisas pra cá. Isto qualquer dia parece um ferro-velho. Ainda no verão vieram por aqui à porta um frigorífico quadradinho. Novinho em folha, como tu dizes. E pensas que tenho onde o pôr?
Fafá Madapleno: - Olha esta conversa cheira-me a desculpa.
Alelex: - Pois, a malta não precisa das coisas em casa e traz para a escola. Qualquer dia ainda alguém se lembra de trazer coisas do lixo…
Fafá Madapleno: - Olha, não vás mais longe. Já há quem o faça… a…a... Mas os meus são novinhos… O que achas, Lucas?
Lukas: - Hã? Ah! É pá, sei lá.
Traz. Logo se vê…
Fafá Madapleno: - Não é logo se vê, ou é ou não é!
Lukas: - E eu sei lá! O Alelex que trate disso. Sumos naturais? E quem é que vai à fruta?
Fafá Madapleno: - Não me digas que não temos funcionários para ir às compras!
Alelex: - Pois ó Lucas! Essa é outra.
Já estou a ver: “Dona Pilar, é uma suminho de melão. Com papaia. Tem papaia? Senão, pode ser manga mesmo.” "Dona Pilar, é uma limunada bem fresquinha". E a senhora sem saber para onde se virar, estou mesmo a ver.
Fafá Madapleno: - Pronto! Já sabem que tenho isto para dar. Acho que estou a perder tempo, vou mas é corrigir testes. Depois digam qualquer coisa. Xau!
Alelex: - Tas a ver ó Elástica? Esta também se está a esticar. Andam aí alguns a fazer disto. Por vontade delas até a máquina de costura traziam pra cá. Olha! Sempre podiam ocupar o tempo a coser uma ou outra meia. Vvvalha-me Deus!

4 comentários:

Anónimo disse...

Por que é que os homens quando falam em coser, se lembram sempre das meias? Por que não um vestido de noite, uma capeline, uma farda ou um saia-casaco ?

Anónimo disse...

Se o problema são as compras,ofereço-me desde já para as fazer nas horas das minhas A.A.A. E se não chegar,posso ir nas horas das outras aulas tb! Como vêem,com boa vontade e espírito de abnegação tudo se resolve...Não precisam de agradecer que eu sou mm assim:pelos/as colegas,TUDO!!!

Anónimo disse...

Ir comprar fruta até conheço mais quem se apronte, desde que não haja uvas espalhadas pelo chão...

Anónimo disse...

Estas cenas estão cada vez mais irritantes! O sexo masculino já teve mais utilidade!!! Está-lhes acontecer o mesmo que a muitas outras coisas - entrar em declínio, sabem como é... utilidade zero. Nada se decide, fica tudo em espera, não é? Esses cérebros andam mesmo com falta de uso, senhores professores!!! Imaginação, criatividade, alteração estão em falta, sem dúvida. A minha avó dizia "quem para o bem não serve, para o mal sempre remedeia" e é o que se vê.
Tanta oferta, tanta disponibilidade, tanta gente com iniciativa e generosidade mas nada se consegue contra a inércia, a incompetência, a falta de empenho, que digo eu, continuamos a pregar aos peixes!!!