21 novembro 2006

ZÉ ABREU: NOVAS AMEAÇAS CULTURAIS PELA MÃO DE UM TAL AGAMEMNON

Olhem que eu cheguei a pensar, reparem bem na minha inocência, que a sôra dona lula espanhola e o sôr planeta azul tinham caído em si, depois de vários ataques que eu lhes fiz, e se deixassem de «culturalices» e literatices. Reinava um tal silêncio para aquelas bandas, que eu pensei: Pronto! Temos finalmente um bló popular, livre de gente a armar ao pingarelho. Engano meu. O sô planeta espanhol, logo que pôde, desatou a amandar com música intelectual e videos de pinguins, e não sei que mais. A dona lula azul, assim que apanhou um tempo livre, zás, escreveu imediatamente umas coisas sobre um filme que viu. Oh meu Deus! O Diabo Veste Prada, diz ela. Ó minha rica senhora, antes de mais, deixe-me fazer uma correcção para que a minha antiga quarta classe ainda chega. Não se escreve «Prada»; escreve-se «Prado», toda a gente sabe isso. E o título está incompleto, o que a senhora queria dizer era, com certeza, que o diabo se veste no prado. Ele que se vista onde quiser, desde que não seja na minha rulote.
Mas isto não fica por aqui. Se prestarem atenção à coluna dos escreventes deste bló, vão reparar que há já um nome novo. Agapito, pensei eu. Depois, li melhor. «Agamemnon». Estou tramado. Não me faltava mais nada. Aí temos mais cultura, mais intelectualidade, mais snobismo. Roído pela curiosidade, pedi ao meu mais novo que fosse a correr pesquisar na internet. Quem seria este «Agamemnon»? O meu filho encontrou um texto inglês, para o qual pediu tradução automática. (Os computadores são bestiais, traduzem eles próprios tudo). Tratava-se de um texto escrito pelo senhor James Caçador (o nome do homem era James Hunter, parece que está muito bem traduzido), que explica: «Agamemnon casou Clymnestra e teve diversas crianças por ela, including Orestes, Electra e Iphigenia»; e: «quando os gregos sailed para Troy, sua frota foi prendida por ventos desfavoráveis»; mais: «o seu infortúnio era devido a Agamemnon, que boasted Artemis na caça». Houve, parece, nesta história de Agamemnon, algumas confusões (ou então era a tradução que estava confusa), e, por fim: «Agamemnon teve homecoming infeliz». Porquê? Ora bem: «Foi fundido fora do curso e aterrado no país de Aegisthos ou veio para casa a sua própria terra encontrar Aegisthus esperá-lo» (?). Não percebi lá muito do texto, mas também não sou nenhum intelectual, aposto que a dona planeta lula e o senhor espanhol azul compreenderiam a coisa, ou diriam que sim, mas, pela amostra, já vi o que será a entrada do Agamemnon no nosso bló. Vem aí mais cultura, pá! Da grossa! Livra!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu cá,acho que a cultura que aí vem nos vai pôr a mexer,nos vai mandar mexer mais...Será?!

Anónimo disse...

Ó Sintoma, vai-te cultivar, homem!... Ele há cada um!!!...