23 novembro 2006

ZÉ ABREU: SE NÃO CONSEGUES VENCÊ-LOS, JUNTA-TE A ELES

Gostaria de ensaiar uma nova táctica em relação à dona planeta lula, ao sô espanhol azul, ao sô agapito mamão e a outros intelectuais que teimam em invadir o nosso bló.
A minha ideia é, por uma vez, escrever também como um intelectual, um autêntico homem da cultura.

Assim, aproveito para fazer umas recomendações - até porque já estamos à esquina do Natal, e talvez queiram oferecer o livro ou assistir ao filme sobre que vou escrever.
São coisas cultas, a puxar à sustância. Vejam só do que eu sou capaz...

Livro: bem, nada mais nada menos do que «AS PEQUENAS MEMÓRIAS», de José Saramago. Que eu li. Ou seja, de que já li o título todo, e que posso aconselhar, porque pelo título já se percebe que se trata da tragédia de um homem que fala da sua senilidade e descreve como o Aljéimer (é assim que se escrever?) lhe foi dando cabo da memória, não lhe deixando senão uns pequenos fragmentos, uns tristes farrapos, umas lembrançazinhas mínimas, umas luzinhas ténues, em suma, umas pequenas memórias. Não será certamente um livro alegre, mas os professores também não andam em maré de alegria. Qualquer dia já nem Natal têm, portanto, só poderá ser bom para eles confrontarem-se com o facto indesmentível de que há coisas piores do que a sua situação...

Filme: já referido pela senhora dona planeta lula, «O Diabo veste-se no Prado», onde, curiosamente, não aparece nenhum diabo nem aparece qualquer prado, só uma patroa muito severa e fria, que penso que já vi noutros filmes, talvez em algum episódio dos «Morangos com Açúcar» (se não erro, é senhora dona Ana Zanatti), a qual patroa se zanga muito com uma sua empregada, tratando-a abaixo de cão. Na altura, lembro-me de ter pensado: para ver uma patroa tratar a empregada abaixo de cão, não preciso de vir gastar dinheiro ao cinema (que agora já nem se compram bilhetes na bilheteira nem nada, é tudo no balcão das pipocas e dos refrigerantes), basta-me ver a maneira como a dona lurdes do ministério trata os professores. Mas enfim, se a dona planeta lula apreciou, quem sou eu...? Vão ver, vão ver.

Para os intelectuais do bló, intelectual e meio. Toma!

1 comentário:

Anónimo disse...

Vocês acham que a D. Lula azulada e o Sr.Planeta españuel tb pipocam e refrigeram no cinema?!!!Ou será que isso lhes compromete a "coltura"?!...