17 dezembro 2006

DRA. RUTH DÁ UMA MÃOZINHA A LARA CROFT

Minha muito querida amiga Lara Croft:

Acabo de ler a sua carta, publicada no blogue, e devo dizer que não gosto de a ver assim. Tão infeliz!
Deixe-me tentar animá-la. Sim, eu sei que os professores estão pela rua da amargura; sim, eu sei que a ministra conseguiu que o país inteiro os desprezasse. Mas, minha amiga, por acaso pensa que a senhora dona Lurdes é mais feliz do que alguns professores? Desengane-se. Ainda há, entre os docentes portugueses, pessoas que sabem vibrar com as grandes-pequenas alegrias que a profissão lhes traz. Por exemplo: um almoço de Natal concebido pela Guilhermina, com o chefe a fazer pela centésima vez de Nossa Senhora. Acha que a dona Lurdes conhecerá alguma vez uma alegria semelhante à dos professores que consigam sobreviver a esse almoço e possam, no fim, dizer: «Que alegria! Isto já acabou, deixa-me cá pirar antes que se lembrem de mais qualquer coisa»? Ou o natalício momento da troca de prendas. Acha que a ministra conhecerá a euforia de poder gozar com as prendas que calham aos outros? «Já viste? A moldura com a fotografia do Tony Carreira calhou ao senhor Gonçalves... Huaaah! Ah! Ah! Ah! Ah!...»

A dona Lurdes é uma mulher azeda e infeliz. Devemos ter pena dela. Claro que a pena é relativa. Andamos a preparar um grupo, com tudo organizado e capitaneado pela Guilhermina, que vá representar um presépio vivo à porta de sua casa, na noite de Natal. Com o chefe a fazer de Nossa Senhora, os reis gordos do costume, etc. Houve quem achasse que, como maldade contra a ministra, era um bocado pesadote, mas ela merece isso e muito mais. E só se lhe fizermos isso é que poderemos ter alguma pena da senhora...

Entretanto, Lara, como não quero vê-la tão infeliz, deixe-me dar-lhe uma mãozinha. Tinha-a comprado para a troca de prendas; andava a ver se calhava a quem me ofereceu, no ano passado, aquele cãozinho para pôr à janela trazeira do carro, com uma cabeça que abana a cada solavanco - mas olhe, ofereço-lha já. É de louça.
Está melhor? Eu sabia que ia ficar melhor. Gosto muito de ajudar.

Sua

Ruth

2 comentários:

Lara Croft disse...

Dra. Ruth:
A sua bondade fez-me ir às lágrimas. O espírito natalício está aí e como tal ofereço-me desde já para contribuir com um adereço de louça para colocar no dito presépio. Temos que ser uns para os outros, não acha? Já estou muito melhor.

Ana C Marques disse...

É bom ver que existe solidariedade; na escola (é ver a quantidade de mãos que aparecem para ajudar Guilhermina para o almoço de natal) e no espaço virtual - aposto que todos nos sentimos muito mais felizes depois de ler as palavras sábias e reconfortantes da Dra.Ruth.
Tenho, porém, uma dúvida: quem vai fazer o papel dos "reis gordos do costume"? Principalmente, não estou a ver quem fará de Baltazar... Juro que não sei, eu pinte a minha cara de preto.