06 dezembro 2006

REPÓRTER ZAROLHA - A REPÓRTER QUE ESTÁ

Aconteceu ontem na Eslav e a Repórter Zarolha estava lá, onde é preciso, sempre.
O assunto era a eleição dum símbolo capaz de representar a Corrida da Escola, a eminente corrida que era para ser e já não é, mas que ainda vai ser; a corrida que faz correr as Físicas, que não decidiram como defini-la: corta-mato? corta-estrada? corrida-mato?

O soberano júri era constiuído por cinco não membros soberanos elementos, a quem o departamento de educação física atribuíu poderes decisórios, perto de mágicos.
Os desenhos estavam estendidos sobre as mesas. Duas, porque não cabiam numa só. Os alunos deram-lhe, heim? Pensarão. Pois, eu também pensei, mas depois de se acenderem as luzes...

Black Knight afadigava-se, corria em volta das mesas, dispondo melhor os papéis; estava indeciso, este, talvez, mas aquele ali também, com outras letras, com outras cores, isto é, refazendo-o todo...
Chefe Lukas inclinava-se para um com uma forma ponteaguda, que fazia lembrar um emblema de xerife; azul, com um bico em cima e umas letras pirosas, douradas, mas ele gostava e que ninguém lhe dissesse o contrário. Devia estar a imaginar-se a cortar a meta com aquele emblema ao peito, no tempo em que corria os 100 metros barreiras, ainda antes de terem inventado o Obikwelu...
A aluna, representante dos alunos, pensava em voz alta - Eu não faria melhor. Gosto deste em forma de diamante, tipo... tipo super-homem...
O Chefe dos Encarregados de Educação estava preocupado, tinha que tomar uma atitude, senão nunca mais se via livre daquilo - Mas nenhum corresponde ao regulamento! Ou não tem data, ou não tem o nome da corrida. A propósito, como é que disse que se chama a corrida?
Estão neste impasse e nada da Elástica, quem tinha ficado de trazer mais uns bonecos num portátil; estava na reunião de Projecto, apoiando moralmente Céuzinha que queria fazer a calendarização das actividades de projecto e estava deprimida por alguém com poder para isso não lhe feito certas e determinadas perguntas.
Esbaforida, Elástica junta-se ao júri; lá fora chove a cântaros e o Chefe Lukas tem que saír por um bocadinho, muitas vezes, para pensar.
A selecção começa a ser feita por eliminação: dos mais pirosos, dos mais foleiros, dos mais mal desenhados, dos que têm cores horríveis; dos que representam os mortos do S.C.I., dos que têm figuras a patinar, fantasmas a voar, sapatilhas a secar, unhas dos pés a saltar; dos que são copiados de outros, dos que parecem estrelas de xerifes e o Chefe Lukas fica com vontade de bater na Elástica. Restam 5 desenhos e nenhum reúne condições. As Físicas, condensadas num cantinho da sala, ruidosamente silenciosas, cochicham -"Aquele" ainda la está.
ELÁSTICA - Se se trocassem as cores, as letras, se se alterasse a composição...
BLACK KNIGHT - Mas isso não é fazer um novo? Vamos a votos, que eu tenho que me ir embora, a não ser que queiram deixar isto para outro dia...
O Chefe Lukas vai pensar mais um bocadinho.
CHEFE dos EEs - Espere aí que eu também preciso de pensar...
Votou-se, democraticamente. Houve desilusão, quase choro. Vontade de repetir tudo de novo.
As Fisicas acotovelam-se - Não foi o que nós queríamos, mas vocês é que sabem.
PITA SHOARMA - Vais ver que fica lindo, fica. Estou mesmo a ver, dentro dum plásticozinho ao peito, debaixo dos kispos, num dia de chuva, não se vê nada. Mas vocês é que sabem.
São Al-piarça vai buscar os cartazes que os alunos fizeram para o dia da corrida-corta-mato, ou lá o que é.
SÃO AL-PIARÇA - Estão lindos, não achas? Há aqui umas ideias giras.
ELÁSTICA - Só ideias, não? Cartazes?! Isso são cartazes?! Ok, vocês é que sabem.
PitaShoarma exibe, vaidosa, o estojo de canetas que comprou, para aligeirar o ambiente.
Pronto, agora só temos que decidir que cores vamos atribuír a cada parte da corrida...

2 comentários:

Gil Duarte disse...

Por que é que o chefe precisa de sair tanto para pensar? É porque não é exibicionista e não quer mostrar, em público, que pensa umas coisas?

Abelha Maia disse...

nããão!é pq fica a escaldar e dp a malta fica cos calores, topas!?