20 maio 2007

CONTRIBUINDO PARA A VERTENTE INFORMATIVA DO BLOGUE

O Ministério da Educação anunciou que vai reforçar a carga horária de várias disciplinas do ensino secundário já a partir do próximo ano lectivo, para aumentar as vertentes prática e experimental dos cursos científico-humanísticos.
Em comunicado, o ministério salienta que este reforço "visa uma maior eficiência na formação científica dos alunos e a clarificação e simplificação curricular nos cursos de Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas e Artes Visuais". A partir do ano lectivo de 2007/08 será criado o curso de Línguas e Humanidades, por junção dos de Ciências Humanas e Sociais e de Línguas e Literaturas. As novas matrizes dos currículos destes cursos, que o ministério irá aprovar através de um decreto-lei, surgem depois de um conjunto de recomendações feitas pelo Grupo de Avaliação e Acompanhamento da Implementação da Reforma do Ensino Secundário (GAAIRES) (até parece que há mão do Alelex nisto...). O relatório, divulgado no final de Fevereiro, sugeria o aumento da carga horária naqueles cursos em um tempo lectivo semanal de 90 minutos, recomendação associada à extinção da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação enquanto obrigatória no 10º ano. "Reforça-se também a carga horária em várias disciplinas para viabilizar as respectivas componentes prática e experimental", limita-se a anunciar o ministério, em comunicado, sem indicar de que disciplinas se trata.
(fonte: Público de 15/5/2007)

1 comentário:

Anónimo disse...

Não sei como querem reforçar três disciplinas com a carga horária de uma única disciplina(TIC): mesmo distribuindo um bloco para cada, há uma disciplina que fica a lerpar!...